13º do Auxílio: veja quem poderá receber bônus

De acordo com as informações oficiais, proposta é pagar o 13º salário para usuários apenas a partir do próximo ano

Desde que anunciou a proposta de criação de um 13º salário para usuários do Auxílio Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem despertando curiosidade dos beneficiários do programa sobre a proposta. Afinal de contas, quando começa? quem recebe? qual será o valor?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o pagamento do 13º para usuários do Auxílio Brasil, ainda não está oficialmente confirmado. Até aqui, o adicional é apenas uma promessa do presidente Jair Bolsonaro. Embora garanta que vai pagar o saldo, ainda não há nenhum ofício neste sentido.

Considerando que o presidente consiga se reeleger no domingo (30), os pagamentos do 13º do Auxílio Brasil não começariam neste ano. Em entrevista recente, Bolsonaro salientou que os pagamentos do bônus só devem começar no final de 2023. Segundo ele, não seria possível iniciar os repasses este ano por causa das leis eleitorais.

De todo modo, também é importante lembrar que nem todos os usuários que fazem parte do Auxílio Brasil estariam aptos ao recebimento do adicional. Segundo as informações do presidente, a ideia geral é pagar o saldo de final de ano apenas para as usuárias mulheres. Estamos falando de pouco mais de 17 milhões de pessoas.

Como se trata ainda de uma proposta, a regulamentação do projeto não está concluída. Desta forma, ainda não é possível saber qual seria o valor do 13º do Auxílio Brasil. Mesmo porque ainda não é possível confirmar o valor que o programa estará pagando por mês no próximo ano.

Destaques sobre *** por e-mail

13º salário

O 13º salário é uma espécie de bonificação de final de ano pago para trabalhadores formais. No geral, eles recebem um valor correspondente a quantidade de meses trabalhados naquele determinado ano do pagamento.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também podem receber o 13º salário. No caso dos aposentados federais, os pagamentos de 2022 já foram oficialmente realizados nos meses de novembro e dezembro deste ano.

Oficialmente, usuários do Auxílio Brasil não têm direito ao recebimento do 13º salário. Nas eleições de 2018, o então candidato Jair Bolsonaro prometeu pagar o adicional. Contudo, ele só pagou o saldo de fato no ano de 2019.

Em 2020 e 2021 ele não repetiu os pagamentos. Em entrevistas, ele afirma que foi prejudicado pela pandemia do coronavírus. De todo modo, ele garante que voltará a pagar o bônus a partir do próximo ano.

Além de Bolsonaro, o ex-presidente Lula (PT) também vem prometendo pagar uma série de adicionais para o Auxílio Brasil. Umas das ideias é repassar R$ 150 mensais por filhos menores de idade.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis