SISU: inscrições para segundo semestre abrem nesta terça-feira (03)

As inscrições para o SISU começam a partir desta terça-feira (03) para alunos que desejam entrar para universidades públicas, gratuitas e de qualidade. O estudante pode concorrer a dois cursos na mesma universidade ou no mesmo curso mas em universidades diferentes. O sistema de seleção irá dar prioridade para a primeira escolha do candidato e, se ele não passar com a nota de corte mínima, poderá concorrer com a segunda escolha. 

As trocas podem ocorrer a qualquer momento, assim que o estudante observar que não tem a nota mínima para concorrer àquela vaga.  As trocas podem ocorrer até o dia 06 de agosto, quando as inscrições são fechadas

No dia 10 de agosto, é o resultado da chamada regular e a partir do dia 11, os futuros alunos de universidades públicas podem se inscrever diretamente no portal da instituição na qual se inscreveram.  O processo de seleção do SISU ocorre duas vezes ao ano, sendo o primeiro para o início do semestre. 

SISU, PROUNI e FIES

Destaques sobre *** por e-mail

Você sabe quais são as diferenças do SISU, Prouni e do FIES? No primeiro, como você já viu, é onde os alunos se inscrevem para a graduação pública e gratuita. O segundo e o terceiro caso costumam causar alguma confusão nos inscritos: o Prouni serve para fornecer bolsas com desconto de mensalidade para alunos de baixa renda, já o FIES serve para quem deseja financiar a graduação para começar a pagar somente depois de estarem formados. 

Em todos os três casos, é necessário que o estudante tenha tirado mais de 450 na nota média e mais de 0 na redação do Enem, que é um dos pontos chaves do Exame Nacional do Ensino Médio. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis