Enem 2021: alunos não precisam usar máscara no local da prova? Entenda regras

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, deve ser realizado neste domingo a partir das 13h30 com o fechamento dos portões às 13 horas.

Os participantes devem obrigatoriamente usar a máscara para evitar o contágio da Covid-19 a outros estudantes. Caso contrário, em resposta à negação, pode haver a retirada da prova e a expulsão do local de aplicação. 

No Brasil, já são mais de 610 mil mortes pela Covid-19 em um ano e meio de pandemia e mais de 21 milhões de casos registrados. E, de acordo com cientistas da USP (Universidade de São Paulo) que prestaram depoimento para a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), é esperado que o número de contágios seja de quatro vezes mais que o registrado mas que os números não são exatos porque uma parte dos brasileiros não teve sintomas quando contraiu. 

O uso de máscara também é exigido em ambientes de trabalho

Recentemente, foi determinado uma lei que o trabalhador não poderia ser demitido se se recusasse a tomar a vacina da Covid-19. No entanto, muitas empresas que estão em processo de contratação exigem o documento que confirme a situação regularizada, como é o caso da Globo.

Destaques sobre *** por e-mail

No entanto, isso não exclui que todos devem continuar utilizando máscaras em ambientes fechados até que as regras do governador do respectivo estado sejam alteradas. 

ENEM: dicas para garantir uma boa prova

Além de usar a máscara no local da prova, o estudante deve seguir algumas regras para que tenha um bom desempenho no dia como, por exemplo, tomar cuidado com a alimentação em excesso e levar consigo uma caneta de tubo transparente extra e de cor preta para que tenha um suporte caso a caneta que esteja utilizando falhe. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis