PIS-PASEP: Quem recebe o abono salarial em fevereiro?

O abono salarial ou benefício do PIS-PASEP é um direito dos trabalhadores, e neste mês de fevereiro deve ser pago a uma parte da população. Devido as chuvas que prejudicaram moradoras de algumas áreas, o benefício deve priorizar quem está sofrendo nas áreas afetadas e pagar primeiro.

Quem recebe em primeiro no ano de 2022, vai receber o abono do PIS-PASEP, está recebendo o valor referente ao ano base, de 2020. Sendo assim, os primeiros pagamentos serão feitos entre os dias 8 de fevereiro e 3 de março.

Para determinar quem recebe primeiro e a ordem do pagamento, o benefício leva em consideração a data de nascimento dos beneficiários. Contudo, muitas pessoas passaram por dificuldades no fim do ano de 2021 e começo do ano 2022 com as chuvas.

E por isso, quem se encontra em situação de emergência devido as chuvas, deve ser priorizado e vai receber primeiro o benefício. Independente de qual seja a sua data de aniversário.

Calendário de pagamento do PIS-PASEP

Destaques sobre *** por e-mail

Quem definiu o calendário de pagamentos desse ano foi a Codefat, que definiu as datas por votação. Os votos foram unanimes e o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, decidiu que os trabalhadores que moram em situações e áreas afetadas pelas chuvas, deveriam ter prioridade em receber o benefício.

O Ministério do Trabalho definiu um orçamento para o PIS-PASEP desse ano de R$ 21 bilhões que devem ser pagos a todos que têm direito. Além disso, o benefício também possui cerca de R$ 23 milhões a mais para pagar aos trabalhadores.

Contudo, quem recebe o benefício são os trabalhadores que estão inscritos no programa há pelo menos cinco anos. Portanto, para ter direito ao pagamento, precisam ter trabalhado com carteira assinada e registro, pelo menos 30 dias no ano de 2020. O valor máximo pago é de dois salários mínimo.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis