Vale a pena pagar o INSS? Veja aqui!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permite que os cidadãos paguem um valor mensal e tenha acesso a algumas vantagens como o seguro desemprego – para aqueles que possuem vínculos empregatícios -, auxílio doença, auxílio maternidade, aposentadoria por invalidez e a aposentadoria por idade – que passou a ser de 62 anos para as mulheres e de 65 para homens. 

Quem atua como MEI, microempreendedor individual, também pode pagar o valor através do DAS MEI que é emitido no PGMEI e tem a adição de impostos junto a alíquota de 5% sobre o salário mínimo vigente. Dessa forma, durante o ano de 2022, a tabela pode variar entre R$ 61 e R$ 66. O tempo de contribuição somente é contabilizado após o pagamento do DAS – que deve ter a adição de multas sobre os dias de atraso. 

Muitas pessoas acabam se perguntando se realmente vale a pena contribuir para a previdência privada devido ao fato de que irá demorar muito para se aposentar. No entanto, vale salientar que a aposentadoria não é o único benefício que é garantido: se ficar doente e até mesmo ter um filho, pode solicitar alguns meses em casa recebendo sem que tenha instabilidade financeira. 

O auxílio maternidade permite que as mulheres fiquem em casa sem trabalhar por 120 dias recebendo o salário que varia de acordo com a contribuição. Já o auxílio doença, tem um tempo determinado de acordo com a perícia que será realizada pelos agentes da previdência de acordo com o grau da situação. Em ambos os casos, é necessário que o indivíduo tenha pago ao menos 12 meses. 

Vale a pena pagar o INSS para quem não tem condições de criar uma reserva financeira robusta – durante a crise do Brasil na pandemia, essa prática não está sendo para qualquer um – e acaba sendo uma garantia em situação de necessidade. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis