Petrobras: por que as ações estão em queda nesta semana?

Durante essa terça-feira (15), as ações da Petrobras (PETR3) estão enfrentando uma das maiores quedas da semana após terem caído na faixa de 1,66%. Em suma, o acumulado de valorização durante o mês de fevereiro é bastante insatisfatório sendo de apenas 0,3%. E, para o ano de 2022, houve a valorização de 14%, enquanto em relação às últimas 52 semanas, tempo este que é equivalente a um ano, houve a valorização dos preços em  cerca de 40%. 

Mín — Máx (Dia) 31,89 – 32,67
Variação (Dia) -1.66%
Variação (Mês) +0.30%
Variação (2022) +14.05%
Variação (52 semanas) +39.99%

De acordo com o Money Times a queda nas ações está acontecendo em um momento em que o mercado internacional está enfrentando um movimento de risco devido aos conflitos dos Estados Unidos com a Rússia e também com a ida do presidente Jair Bolsonaro para o país orientalk em um momento de pico de tensões.  Os Estados Unidos já alertaram a União Europeia sobre a posse da liberdade e que podem fazer negociações e vender  tanto o petróleo quanto gás natural caso os russos acabem indo contra a política do grupo europeu e invada a Ucrânia dentro dos próximos dias. Biden está analisando a situação com estratégia para conseguir aumentar o PIB, Produto Interno Bruto, do país norte-americano.  Moro acusou Bolsonaro de estar tentando atrapalhar a  diplomacia ao ir para Moscou. 

Outro aspecto que pode causar impacto nas ações da Petrobras é em relação ao dólar que está atuando em queda de 0,5% sendo cotado a cerca de R$ 5,19. É através do dólar alto que a estatal consegue ter melhores faturamentos e, assim sendo, prometer dividendos de valores recordes para os seus acionistas até o ano de 2024. No entanto, quando a moeda norte-americana acaba caindo o faturamento não é tão robusto como se espera que seja. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis