Cadastro Único: Confira o novo app do Governo Federal

Nesta quarta-feira (30), o  Governo Federal anunciou um novo aplicativo do Cadastro Único. A ferramenta tem opções como auto cadastramento nos programas sociais do governo, mapa que mostra os pontos de atendimento mais próximos aos cidadãos, extrato dos benefícios, notificações e assistente virtual.

Segundo o ministro da Cidadania, João Roma, “a tecnologia facilita ainda mais o acesso ao Cadastro Único que é a porta de entrada do cidadão em situação de vulnerabilidade para os principais programas do governo”. E ele ainda destaca que “é uma nova e moderna ferramenta para garantirmos mais cidadania a quem mais precisa e transparência dos recursos públicos”.

Para ter acesso a nova ferramenta, basta acessar a loja de aplicativos do smartphone, Android ou IOS, e realizar o download.

É importante lembrar que o cadastramento presencial continua da mesma forma. O objetivo do aplicativo é facilitar o acesso aos programas do governo e diminuir o tempo de espera nas unidades de atendimento, uma vez que a pessoa chegará ao local com a necessidade de apenas confirmar os seus dados.

Entre os benefícios que demandam um cadastro no banco de dados do Cadastro Único do Governo Federal estão, por exemplo, Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Enem e Casa Verde e Amarela.

Destaques sobre *** por e-mail

Como saber se você faz parte do Cadastro Único

Além de poder realizar consultas detalhadas quanto ao próprio cadastro a partir do novo aplicativo, é possível saber isso acessando o site do Cadastro Único. Ao fazer isso, basta preencher o formulário com as informações solicitadas e então clicar em “Emitir”. Outra maneira de realizar a consulta é por meio do telefone 135.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis