Meu INSS: Como se cadastrar e quais são seus benefícios

Quais são os benefícios do Meu INSS e como fazer o seu cadastro. Veja a seguir essa e mais informações sobre o Meu INSS.

Através do Meu INSS é possível acessar uma série de serviços, em uma plataforma que é totalmente digital, online, que busca facilitar a vida dos trabalhadores e dos segurados do Instituto. Já é possível agendar até 90 serviços diretamente na plataforma, sendo que o INSS  está sendo trabalhando por melhorias na ferramenta.

A plataforma pode ser acessada pelo computador ou por um celular (modelo Android ou iOS). O primeiro passo é cadastrar uma senha no INSS e informar o seu CPF, dados pessoais como o nome completo e clicar em avançar. O Meu INSS é um sistema digital do Instituto e que foi criado para modernizar o processo que antes era praticamente todo presencial.

Também é preciso preencher outros dados, como a sua data de nascimento, número do celular, nome da mãe, e-mail e outras informações. Confirme o seu e-mail e o número de celular. É preciso autorizar o seu compartilhamento de dados com o Gov.br.

O que é possível conferir dentro do Meu INSS?

Dentro do Meu INSS é possível conferir o seu histórico de vida de trabalho, como as empresas que você trabalhou e o período que permaneceu por lá. Em um passo a passo simples, você vai poder conferir todas as informações do seu histórico na Previdência.

Destaques sobre *** por e-mail

Entre os serviços que estão disponíveis, é possível consultar a Certidão de tempo de contribuição, emitir extrato de pagamento, encontrar a agência mais próxima, prova de vida e entre outros serviços.

Passo a passo para a solicitação online do pedido de aposentadoria

Primeiro, logue no Meu INSS. Vá até os “serviços” e clique em benefício. Selecione pela opção “agendamento/solicitações” e clique em “Novo requerimento”. Selecione por aposentadoria ou pela categoria desejada, preenchendo ou atualizando as informações necessárias.

Anexe os documentos que forem solicitados, os dados que forem exigidos e feito isso, só precisa concluir o pedido. Para o agendamento de uma perícia médica pelo Meu INSS, é preciso ir até “Agende sua perícia” e em seguida clique em “Agendar novo”. O seu agendamento poderá ser acompanhado através da opção “Resultado de requerimento”.

A revisão de um benefício também pode ser consultado, clicando em “agendamento/solicitações” e em seguida “requerimento”, selecionando pelo serviço desejado e conferindo a última atualização.

O seu Extrato de Contribuição também pode ser conferido pelo Meu INSS, clicando em extrato de contribuição e baixando através do formato PDF.  

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis