Confira cinco passos importantes para pagar o INSS por conta própria

Confira cinco passos importantes para pagar o INSS por conta própria. Veja a seguir alguns passos para pagar o INSS por conta própria.

Para quem trabalha como profissional autônomo e deseja se aposentar pelo INSS , é preciso saber de alguns pontos antes de começar a sua contribuição por conta própria. Sem realizar uma contribuição, será mais difícil aproveitar os benefícios da previdência social.

Um grande número de trabalhadores realizam as suas atividades fora do sistema CLT, como autônomos, profissionais informais e liberais, como empresários e microempreendedores individuais, para estes o único meio é pagar o INSS por conta própria e assim garantir os benefícios da contribuição no futuro.

Como esses profissionais trabalham por conta própria, a contribuição do INSS não é recolhida de forma automática por um pagamento mensal, como acontece no caso dos profissionais que são assalariados. Por conta disso, os autônomos devem recolher o tributo todos os meses, de forma individual.

Sobre o INSS

O INSS é uma autarquia do Governo Federal, que deve recolher as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, que é o órgão responsável por organizar e realizar o pagamento de aposentadorias e outros direitos previdenciários para os seus contribuintes.

Destaques sobre *** por e-mail

Existem ao menos três formas de contribuir para o INSS por conta própria, desde como um contribuinte individual, segurado facultativo ou como MEI. Na categoria “Contribuinte Individual” diversas profissões são desempenhadas por autônomos e empresários.

Na categoria de segurado facultativo, estão as pessoas com mais de 16 anos e que não possuem um trabalho remunerado, sendo que a contribuição é feita para usufruir dos benefícios no futuro.

Por sua vez, o MEI tem um CNPJ e ao contrário de outros profissionais que exercem suas atividades por conta própria, eles recolhem os tributos específicos através do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), sendo que o INSS do MEI faz parte desse documento que é o DAS.

Como fazer para contribuir por conta própria?

O primeiro passo para contribuir para o INSS como autônomo é tendo em mãos o seu número do PIS ou o número do Registro de Trabalhador.

Se em algum momento já exerceu atividade profissional com carteira assinada, isso mostra que já possui um registro no Programa da Integração Social e o número do PIS vai aparecer na primeira página da carteira de trabalho.

No caso de quem sempre trabalhou por conta própria, vai ser preciso realizar o seu cadastro do INSS, que pode ser feito através do site Cadastro Nacional de Informações Sociais, onde o número do NIT será gerado logo após completar o cadastro no  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis