Declaração do Imposto de Renda 2022: prazo está acabando

Atenção! O prazo para entregar a declaração do imposto de renda está acabando e quem  perder a data poderá ter que pagar juros e multa.

Atenção! O prazo para entregar a declaração do imposto de renda  2022 está acabando e quem  perder a data poderá ter que pagar juros, além de uma multa pelo atraso, por isso, é importante ficar atento. 

O prazo para declarar as contas ao leão se encerra no dia 31 de maio, antes o inicial era 29 de abril. A data foi prorrogada por mais um ano. Medida parecida foi determinada também nos anos anteriores. 

Veja também:

Quem aderiu ao saque-aniversário pode sacar a multa rescisória?

Mesmo o prazo se encerrando 31 de maio, o quanto antes você conseguir fazer e entregar a sua declaração melhor. Isso porque nos últimos dias o sistema pode apresentar falhas e lentidão, devido ao congestionamento causado pela quantidade de acessos. 

Destaques sobre *** por e-mail

Se você ainda não declarou, declare o quanto antes, principalmente para garantir a sua restituição de maneira mais rápida. 

Para fazer a declaração do imposto de renda 2022 é preciso baixar o programa da Receita Federal, inserir o CPF de todos os seus dependentes, além de declaração de rendimentos e bens. Algumas despesas podem ser descontadas do seu imposto, como é o caso de gastos com médico e  educação. 

Restituição do importo de renda 2022

 

Muitas pessoas têm o imposto de renda 2022, ano base-2021, retido na fonte, principalmente aquelas que trabalham na modalidade CLT. Isso faz com que muitas vezes o imposto retido e repassado para Receita Federal seja maior do que a pessoa devia, desta forma surgiu a restituição do imposto de renda.

Em outras palavras, a restituição do imposto de renda nada mais é do que os valores que o trabalhador pagou a mais durante o ano-base. 

Os valores começam a ser liberados no final do mês e seguem até 30 de setembro. Quem entregou a declaração do imposto de renda 2022 primeiro, recebe primeiro, além disso há grupos prioritários que recebem os valores antes. 

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 29 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 30 de setembro.

Os  valores da restituição do imposto de renda podem ser depositados diretamente na conta indicada pelo trabalhador no momento da declaração. As consultas dos lotes ficam disponíveis próximo a data de liberação dos valores. 

O artigo foi útil? Compartilhe nas suas redes sociais, além de enviar para amigos e familiares.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis