Veja todas as opções de consulta ao saldo do seu FGTS

Há vários caminhos que podem ser seguidos. Veja quais e como fazer

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um importante direito do trabalhador brasileiro garantido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Neste ano de 2022, o governo federal vem possibilitando várias modalidades de saque ao Fundo.

Portanto, saber consultar o seu saldo é essencial para o acompanhamento de depósitos.

Entenda que todo trabalhador que tem carteira assinada recebe um desconto do seu salário mensalmente. Isso porque é uma obrigação do empregador depositar um valor de 8% do salário todos os meses na sua conta do FGTS.

Seria uma espécie de “poupança” e, com certeza, em algum momento da sua vida esse dinheiro será muito útil.

Por isso, ter acesso ao aplicativo ou site pode facilitar a vida e dar mais segurança na hora de saber se seu direito está sendo respeitado pela empresa. 

Destaques sobre *** por e-mail

Além da consulta do saldo, o trabalhador ainda consegue ter acesso ao extrato de todas as suas contas anteriores e ver disponibilidade de outras modalidades de saque do FGTS.

No texto a seguir conheça mais detalhes importantes para acompanhar o seu Fundo de Garantia e consultar os depósitos do seu benefício.

O que é o extrato do FGTS?

É por meio do extrato do FGTS que o trabalhador consegue acompanhar o saldo e o histórico de depósitos do FGTS. O documento lista todos os depósitos feitos no tempo em que o cidadão trabalhou em determinada empresa, acrescidos de atualização monetária e juros.

Como emitir o extrato do FGTS?

Os cidadãos podem emitir o extrato do FGTS de forma rápida e sem precisar ir até uma agência. Por meio do site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo FGTS, informando seu CPF e senha cadastrada, o cidadão consegue baixar o extrato em formato PDF.

Como consultar o saldo do FGTS?

É importante que o trabalhador verifique sempre se o seu FGTS está sendo depositado regularmente pelo empregador. Essa consulta pode ser realizada de diversas formas. Vamos explicar a seguir:

Consultar por telefone

Pelo telefone 0800 726 0207 é possível consultar o saldo do FGTS, informando sua data de nascimento e seu número do NIS.

Consultar por mensagem de texto

A Caixa disponibiliza o serviço totalmente gratuito de mensagem de texto para o celular e quando houver uma movimentação de depósitos em sua conta você será notificado.

Consultar através do CPF

Se o trabalhador está sem o seu número NIS em mãos, basta fazer login nas plataforma do FGTS, digitar o seu CPF e senha para verificar o saldo. Também é possível ligar para a central de atendimento e se identificar com o número do CPF.

Consultar pelo aplicativo

Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o aplicativo e faça login (caso ainda possua o cadastro, selecione a opção para novo cadastro, informe seu PIS/NIS e escolha uma senha);
  2. A tela inicial abrirá e você deve clicar na aba “MEU FGTS”;
  3. O nome da empresa aparecerá e você pode clicar em “Ver extrato”.
  4. Após isso, para baixar o arquivo em formato PDF, clique em “Gerar extrato PDF”.

Quais situações que permitem o saque total do FGTS?

A legislação permite o saque do valor total nas seguintes ocasiões:

  • Demissão sem justa causa;
  • Término do contrato;
  • Rescisão por falência;
  • Falecimento do trabalhador;
  • Aposentadoria ou ter mais de 70 anos;
  • Situação de emergência ou estado de calamidade pública;
  • Doenças graves ou estado terminal;
  • Três anos desempregado;
  • Aquisição de casa própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis