Você sabe consultar a restituição do Imposto de Renda? Veja como fazer

Primeiro lote será liberado no dia 31 e a preferência é para idosos e deficientes. Confira

No próximo dia 31, os contribuintes começam a receber a restituição do Imposto de Renda 2022. A Receita Federal dividiu em cinco lotes este ano, e não mais em sete como era até então. Contudo, muitos cidadãos não sabem como pode ser feita consulta. 

Mas nós vamos explicar os vários modos de consultar. 

O que é restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda 2022 é a devolução do valor pago a mais ou a menos para a Receita Federal durante o ano anterior. Por isso, se na entrega da declaração for indicada uma diferença positiva, significa que o contribuinte deve pagar o restante do tributo. 

Se for negativa, há saldo a ser recebido, ou seja, o contribuinte receberá a quantia na conta corrente ou poupança especificada.

Destaques sobre *** por e-mail

Quando há valores a pagar, a quitação é feita à vista ou de maneira parcelada, com cadastro de débito automático na conta corrente do contribuinte. Se houver quantia a receber, o montante é depositado pela Receita Federal na conta bancária de cada contribuinte.

O pagamento será feito em cinco lotes, de maio a setembro. A novidade da restituição deste ano é que o contribuinte poderá receber o dinheiro a restituir de imposto via Pix. Assim como fazer o pagamento do Darf, que também poderá ser feito via Pix.

Mas muitos contribuintes têm dúvidas de como consultar a restituição. Pois vamos explicar a seguir. Há mais de uma maneira.

Como fazer a consulta ao lote do Imposto de Renda?

Para consultar basta acessar o site da Receita Federal ou aplicativo Pessoa Física. Veja os passos a seguir:

Pelo site da Receita Federal: 

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Informe o CPF, data de nascimento e clique no botão “Consultar”;
  3. Pronto! Uma página será aberta com a situação da sua restituição. 

Pelo aplicativo Pessoa Física:

  1. Baixe o app Pessoa Física – disponível para Android e iOs;
  2. Faça login;
  3. Clique em “Consultar Restituição”;
  4. Pronto! Você terá acesso às informações.

Quais as datas da liberação dos lotes?

O primeiro lote de restituição será pago em 31 de maio e recebem as pessoas que têm prioridade legal contribuintes idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Depois das prioridades, as restituições são pagas de acordo com a data de envio da declaração. Quanto mais cedo entregar, mais cedo o contribuinte pode receber. Veja o calendário:

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 29 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 30 de setembro.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis