INSS: veja quem pode receber segunda parcela do 13° nesta semana

INSS termina os pagamentos até esta terça-feira, dia 07

O Governo Federal antecipou, pelo terceiro ano consecutivo, o pagamento do 13° salário aos aposentados e pensionistas. Tudo ainda em decorrência da pandemia da Covid-19. E nesta semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finaliza o cronograma de pagamentos da segunda parcela do benefício aos seus aposentados e pensionistas.

Hoje, dia 06, e amanhã, dia 07, chegam ao fim os acertos com dois grupos que são aqueles que recebem até um salário mínimo quanto para quem recebe mais. Hoje é a vez da segunda parcela para os beneficiários que ganham até um salário mínimo com NIS final 9. Amanhã, recebem aqueles com final 0.

Já para os contribuintes que têm direito ao pagamento de mais de um salário mínimo, o saldo do 13º salário será pago hoje para aqueles com final do NIS 4 e 9. Amanhã, para aqueles com final 5 e 0.

O valor da segunda parcela corresponde à metade do benefício mensal, mas ainda incidem descontos do Imposto de Renda (IR) caso o trabalhador tenha que pagar o tributo.

Considerando as duas cotas pagas aos brasileiros, serão injetados aproximadamente R$56,7 bilhões na economia, sendo que mais de 36 milhões de pessoas devem receber a segunda cota.

Destaques sobre *** por e-mail

Vale lembrar que segurados que recebem benefício por incapacidade temporária também têm direito a uma parcela do 13º, calculada de acordo com a duração do benefício. 

Já quem recebe benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não têm direito ao 13º salário.

Como consultar os benefícios?

Uma maneira simples de fazer a consulta dos benefícios do INSS é através da central de atendimento por telefone, no número 135. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Outra forma de consulta é através do site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e você terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis