Concurso suspenso no Ceará; entenda se outros correm este risco

Já imaginou estar indo até o local de prova e descobrir que o concurso foi suspenso? Pois é. Entenda as chances disso acontecer.

Já imaginou estar indo até o local de prova e descobrir que o concurso foi suspenso? Pois é. Foi isso que aconteceu  com o concurso público da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) que contava com mais de 30 mil inscritos. A medida foi estabelecida pelo Ministério Público do Estado do Ceará.

Veja também: NOVO saque do FGTS: entenda se já caiu na conta

Mas calma, o concurso suspenso, mesmo que de surpresa, tem uma explicação: de acordo com o Poder Judiciário, o concurso suspenso não tinha os requisitos necessários para contratar o condutor de VLT. 

Acontece que para se enquadrar nesta categoria é necessário ter carteira pelo menos categoria D e idade maior do que 21 anos. Isso serviria  “para garantir a segurança, competência técnica e responsabilidade social que o cargo requer”, destacou o juiz Maurício Fernandes Gomes.

Nova data do concurso 

Destaques sobre *** por e-mail

A suspensão pegou muitos candidatos de surpresa, que só descobriram a informação no local ou a caminho da prova. Há ainda muitas dúvidas sem respostas, como a nova data do concurso suspenso e o que será feito com os valores da inscrição. 

Por enquanto não há nada esclarecido neste sentido, o que se sabe é que haverá a reabertura de inscrições. Isso deve acontecer em breve se a empresa responsável não quiser pagar multa. 

Isso porque o juiz publicou o seguinte na sentença. “Determino, ainda, que a prestadora do serviço público promova a reabertura das inscrições ao referido cargo, no prazo de 05 dias úteis, sob pena de multa diária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a ser revertida em favor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará”.

Outro concurso suspenso pode acontecer? 

 Infelizmente, é necessário dizer para os concurseiros de plantão, a resposta é sim. A suspensão ou não do concurso ainda é uma zona cinzenta, não há uma legislação específica para isso. 

A suspensão do concurso pode ser temporária, como o caso acima, o que pode ser positivo para ganhar um tempo a mais para estudar. Quando se fala em concurso, momentos a mais de estudos podem ser fundamentais. 

E se o  seu concurso for suspenso, fique de olho em outras oportunidades na editoria especial do nosso portal e também acompanhe a retomada do anterior, caso deseje. 

Quando se é concurseiro, é importante não desanimar e seguir mirando o objetivo final: ser aprovado para a vaga que tanto deseja. Lembre-se que nem sempre você será aprovado logo de cara e pode tentar de novo até conseguir. Não desista!

O conteúdo foi útil? Compartilhe com amigos e familiares.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis