Imposto de Renda 2022: Veja como saber se você caiu na Malha Fina

Veja como saber se você caiu na Malha Fina com o Imposto de Renda 2022. Veja a seguir algumas informações sobre o Imposto de Renda.

O contribuinte que deseja conferir se caiu na Malha Fina após realizar a sua declaração do Imposto de Renda, vai ser notificado pela Receita Federal para prestar contas caso tenha sido identificada alguma pendência.

Porém, desde já, é possível fazer a regularização. O pagamento da restituição, caso ele tenha direito, também vai ficar retido até que as inconsistências dos dados sejam corrigidas e esclarecidas ao Fisco.

Quem cai nesta situação, precisa se atentar e fazer a regularização o mais rápido possível. Primeiramente, é preciso saber quais são os dados que precisam ser questionados e que Leão está lhe alertando. Porém, existem casos em que o contribuinte precisa reunir uma documentação específica que deverá ser apresentada à Receita Federal.

Declarações que caem na Malha Fina

Somente no ano passado, quase 1 milhão de declarações caíram na tão temida malha fina, que corresponde a 2,4% do total que acabou sendo entregue após o prazo. De acordo com a Receita Federal, mais de 75% dos contribuintes entraram na malha fina e tiveram uma restituição para receber.

Destaques sobre *** por e-mail

Entre os principais motivos que levaram os contribuintes à Malha Fina ao longo do último ano, a maior parte deles, com 41%, foi pelo fato de que houve uma omissão nas informações dos rendimentos sujeitos ao reajuste anual, tanto de titulares como também de dependentes declarados.

Para o contribuinte que acaba caindo na Malha Fina, a partir de então ele precisará seguir uma série de passos. O contribuinte pode aguardar até que a Receita Federal realize o contato, onde o órgão vai entrar de enviar uma notificação e informando a necessidade de se declarar se houve uma inconsistência nos dados.

O que fazer ao cair na Malha Fina do Imposto de Renda?

Uma vez que for confirmada a retenção da declaração do Imposto de Renda e identificado que o contribuinte está na Malha Fina, o contribuinte já pode acessar o sistema do e-CAC e solicitar a antecipação da Malha para agendar o atendimento em um dos postos que a Receita Federal tem pelo país.

Porém a antecipação de contas do Imposto de Renda na maioria das situações não é rápida, o que acaba gerando uma nova dor de cabeça, além de saber que se encontra na Malha Fina. A orientação para o contribuinte é de agendar o atendimento assim que receber a notificação de pendências da Receita.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis