Como elaborar um bom currículo para buscar o primeiro emprego?

Dicas de como realizar uma boa estrutura e chamar a atenção do recrutador

Quando se trata de fazer um currículo para o primeiro emprego, muitos candidatos ficam com dúvida de como torná-lo atrativo mesmo com pouca – ou nenhuma – experiência. 

Por ter pouca experiência na área, pode parecer desafiador criar um currículo interessante e bem elaborado, o que, muitas vezes, pode te fazer perder oportunidades para os concorrentes.

A boa notícia é que mesmo que você não tenha tanta experiência (ou mesmo nenhuma) no trabalho em si, é possível criar um documento que ganhará maior destaque em processos seletivos.

Sendo assim, o intuito deste artigo é apresentar algumas dicas para lidar com os desafios próprios de um início de carreira. Acompanhe!

Estrutura ideal do currículo 

Destaques sobre *** por e-mail

A estrutura e organização do currículo para o primeiro emprego é um dos primeiros pontos observados pelos recrutadores.

Habilidades, experiências e outras qualidades podem ter menos relevância se o currículo não estiver bem estruturado.

Por essa razão, deixe seu currículo claro e limpo para passar uma boa primeira impressão ao recrutador. Uma dica para acertar nessa etapa é seguir a seguinte estruturação:

  • dados pessoais;
  • objetivo profissional;
  • curso e tempo de formação;
  • idiomas;
  • experiências relevantes;
  • cursos complementares;
  • atividades extracurriculares;
  • prêmios e conquistas.

Dicas de como ter um currículo de destaque

Uma vez que a estrutura já está estabelecida, preze por um currículo bem organizado e de boa aparência. Além disso, é de suma importância que o conteúdo esteja bem escrito, lembrando sempre de respeitar a gramática da língua portuguesa, dado que eventuais erros de português podem eliminar candidatos logo na primeira olhada.

Confira algumas dicas que devem estar presente no currículo para o primeiro emprego: 

  • Primeiramente, coloque suas informações pessoais e dados de contato (nome completo, data de nascimento e idade, telefone, endereço, e-mail, etc.); 
  • Caso você possua a rede social Linkedin que já é uma excelente maneira de ser visto no mercado, disponibilize o link de acesso ao seu perfil; 
  • Agora, será o momento de descrever brevemente o seu objetivo profissional. É recomendado utilizar uma ou duas frases, deixando nítido que seu intuito é se desenvolver, enquanto profissional. Em resumo, demonstre o interesse em aprimorar suas habilidades e contribuir com os interesses da empresa, evitando ser muito genérico a exemplo de sentenças como “conquistar minha independência financeira”; 
  • Por fim, existem alguns dados complementares que podem te diferenciar dos demais. Ao implementar tais informações procure saber quais habilidades a empresa está procurando, de modo a selecionar quais destas você atende. Empregadores costumam buscar: bom relacionamento interpessoal, organização, foco em atividades e resultados, liderança, entre outros. 
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis