INSS: É possível bloquear ou desbloquear pedidos de empréstimo consignado?

É possível bloquear ou desbloquear pedidos de empréstimo consignado no INSS? Veja mais informações sobre os pedidos de empréstimo no INSS

Já ouviu falar sobre a possibilidade de bloquear ou desbloquear um empréstimo consignado do INSS? Sim, o Instituto Nacional do Seguro Social disponibiliza um serviço que permite com que os aposentados e pensionistas do órgão previdenciário possam fazer o bloqueio ou o desbloqueio dos benefícios para a contratação dos empréstimos consignados.

De acordo com o Instituto, essa solicitação pode ser feita pela Internet, não havendo a necessidade de se deslocar até uma agência do INSS. Somente o titular da pensão ou aposentadoria ou mesmo um representante legal da pessoa que recebe o benefício, poderá fazer o pedido de bloqueio ou desbloqueio do empréstimo consignado.

Como fazer a solicitação juntamente ao INSS?

O passo a passo é muito simples. Primeiramente, logue no sistema do Meu INSS, tanto pelo site como também pelo aplicativo que se encontra disponível tanto para Android como também em iOS.

Depois disso, clique para solicitar um “Novo pedido”. Digite pelo nome do serviço ou benefício que você procura, marcando na lista pelo serviço ou benefício que deseja. Confira com atenção o texto que vai aparecer em sua tela e avance seguindo as instruções que lhe forem passadas.

Destaques sobre *** por e-mail

Em todos os casos, é obrigatório informar o número do seu CPF. O acompanhamento do seu processo poderá ser feito no Meu INSS, clicando em “consultar os pedidos”.

BC recomenda quem for consultar um empréstimo consignado

O Banco Central não recomenda que se faça nenhum pagamento adiantado para a obtenção de empréstimo. É ideal que se realize a pesquisa e compare todas as taxas de juros e condições que são oferecidas por outros bancos, para se ter em mente qual é a mais vantajosa.

É de extrema importância conferir se o banco é respaldado pelo Banco Central e se tem convênio com a sua fonte pagadora, como nos casos de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS. Jamais assine um contrato onde a proposta esteja em branco e fique atento a todas as normas de seu contrato.

Caso deseje realizar a transferência do contrato para um outro banco, é preciso ler as informações atentamente para se realizar a portabilidade de crédito.

Deve-se lembrar também de nunca fornecer o seu número do CPF nem o número do cartão do INSS. Se por algum dinheiro que não era esperado cair em sua conta, trata de entrar em contato com a Instituição Financeira para que o dinheiro seja devolvido.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis