Como contratar empréstimo consignado do INSS? Vamos ensinar!

Segurados do INSS podem realizar o procedimento totalmente online

Em tempos de crise econômica agravada com a pandemia da Covid-19, o brasileiro necessita de um dinheiro extra para poder pagar as contas ou até devido a uma emergência.

Nesse pensamento, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece aos seus aposentados e pensionistas a possibilidade de solicitar e consultar empréstimos consignados pelas suas plataformas digitais.

O instituto afirma que o procedimento pode ser realizado totalmente online, sem necessidade de atendimento presencial nas agências físicas.

Para acessar a função do empréstimo e fazer a solicitação, é obrigatório que o titular do benefício, seja de pensão, seja de aposentadoria, faça o pedido, não sendo permitido o acesso por terceiros, mesmo que tenham procuração para cuidar dos benefícios do titular do INSS.

Ou seja, benefícios que tenham representantes legais (procuradores) cadastrados, não podem solicitar o empréstimo consignado.

Destaques sobre *** por e-mail

Como solicitar o empréstimo consignado do INSS?

A solicitação do empréstimo consignado do INSS pode ser feita pelo aplicativo para smartphones ou pelo site oficial.

O primeiro passo é acessar o Meu INSS, independentemente da plataforma escolhida, fazer login e selecionar a opção “Novo Pedido”.

Depois, insira o nome do serviço desejado. Na lista que aparecerá na tela, marque o nome do serviço ou benefício. Na sequência, algumas telas aparecerão e o titular deve ler e concordar para prosseguir.

Uma vez finalizada a solicitação, o tempo médio de resposta do INSS é de 30 dias. Para acompanhar o pedido, basta acessar os mesmos dispositivos e clicar em “Consultar Pedidos”, depois selecionar o processo e clicar em “Detalhar”

Cautela ao contratar empréstimos consignados

O Banco Central (BC) oferece algumas recomendações e cuidados na contratação do serviço, entre elas:

  • Não faça pagamentos para obter liberação do empréstimo;
  • Pesquise e compare as condições de outros bancos e instituições financeiras;
  • Cuidado para golpes que afirmam a liberação de empréstimos mediante valores, dados pessoais e outras informações;
  • Confira se o banco que oferece o empréstimo está autorizado a funcionar pelo BC;
  • Nunca assine papéis em branco, já que pode ser inserido qualquer tipo de acordo;
  • Tire todas as dúvidas antes de contratar o serviço e se houver dúvidas, consulte um advogado ou contador que pode auxiliar no entendimento do contrato e contas envolvidas.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis