Precatórios do INSS já têm data para serem pagos. Confira!

Tribunais Regionais começam a liberar dados para consulta

Os Precatórios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são créditos decorrentes de ações judiciais com decisões definitivas e condenatórias, que possibilitam aos credores receberem os respectivos créditos junto à autarquia federal.

Podem receber os precatórios de 2022 aquelas pessoas que tiveram ordem de pagamento emitida pela Justiça entre os dias 2 de julho de 2020 e 1º de julho de 2021. Os precatórios são pagos apenas para sentenças transitadas em julgado, quando não há mais possibilidade de recurso.

Em alguns estados, já é possível fazer a consulta ao pagamento dos precatórios de 2022 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os Tribunais Regionais Federais (TRFs) é que são os responsáveis pelos pagamentos.

No Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que atende os segurados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, já é possível saber se o pagamento será feito neste ano ou se ficará para 2023.

O TRF-3, responsável por São Paulo e Mato Grosso do Sul, deve liberar os dados da consulta na semana que vem. Os demais tribunais não responderam.

Destaques sobre *** por e-mail

Com o corte de 25% na verba dos precatórios, advogados poderão ficar sem receber os valores. O motivo são as mudanças previstas na emenda constitucional 114, originada da PEC (proposta de emenda à Constituição) dos Precatórios, que limitou o pagamento e liberou dinheiro para o governo gastar em ano eleitoral.

Prioridade no recebimento dos precatórios

Conforme Emenda 114, tem prioridade no recebimento dos valores:

  • Cidadãos com precatórios de até 180 salários mínimos a partir de 60 anos de idade ou com deficiência ou doença grave
  • Credores de precatórios de natureza alimentícia de qualquer idade, limitados a 180 salários mínimos
  • Demais dívidas alimentícias
  • Outros precatórios

Em nota, o Conselho da Justiça Federal (CJF), que repassa os valores aos tribunais, reafirmou que não haverá recursos financeiros para pagamento de todos os beneficiários em 2022, “restando para o exercício seguinte a previsão de quitação daqueles precatórios requisitados e não contemplados com recursos financeiros neste exercício.”

O conselho confirmou que poderá haver casos de cidadãos que não irão receber, conforme a situação de cada tribunal.

Como consultar o valor do pagamento

  Selecione a página do Tribunal do seu estado. Em seguida será aberto um documento em PDF, no qual o beneficiário deverá encontrar o número do seu precatório.

Para isso, é possível utilizar a ajuda do buscador, clicando nas teclas Ctrl + F ao mesmo tempo. Aqueles que utilizam o Explorer deverão selecionar a opção Ctrl + L. Do lado direito do documento, estará o valor a ser recebido.

Lista dos Tribunais Regionais Federais

Confira qual Tribunal é responsável pelo seu Estado, assim como o site para consulta:

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis