Liberada a consulta ao 3° lote de restituição do Imposto de Renda

Valores serão depositados na conta no próximo dia 29 de julho

A Receita Federal libera para os contribuintes nesta sexta-feira, dia 22, a consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda. Normalmente, a consulta do imposto de renda pode ser vista no site da Receita ou pelo Portal e-CAC. 

Mas lembramos que neste primeiro momento é somente para verificar se o contribuinte está neste grupo. A quantia será depositada na conta somente na próxima sexta-feira, dia 29.

Quem receberá a restituição do IR 2022?

Esse valor será disponibilizado para os contribuintes que declararam o Imposto de Renda 2022 adequadamente até o dia 2 de maio, e não foram retidos pela Receita Federal por pendências.

O terceiro lote da restituição será disponibilizado para os indivíduos que não tiveram de pagar imposto após declarar e que não fazem parte de grupo prioritário. Cidadãos com prioridades legais que enviaram declaração em qualquer momento, sem erros, também serão englobados.

Destaques sobre *** por e-mail

Taxa de correção da restituição do Imposto de Renda 2022?

A porcentagem de correção do IR é baseada na Selic, a taxa básica de juros. Como essa alíquota está alta (13,25%, segundo último ajuste feito em junho pelo Banco Central), a correção será de 2,02%.

Indivíduos que foram retidos pela Receita Federal em anos anteriores, mas saíram da chamada “malha fina” poderão receber, mas o percentual de correção será diferente do fixado, variando de acordo com o ano da declaração e a data entregada.

Como consultar o terceiro lote do IR 2022 pelo e-CAC?

Para realizar esse procedimento, é necessário já possuir uma senha gov.br. Confira como conseguir consultar o valor da restituição do Imposto de Renda de 2022:

1- Acesse o Portal e-CAC e clique em “entrar com gov.br”

2- Informe o CPF e vá em “continuar”

3- Digite sua senha do gov.br e clique em “entrar”

5- Na seção “Serviços em destaque” se direcione para “Meu Imposto de Renda (Extrato de Dirpf) e veja o valor.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis