BPC de R$ 1.212 para crianças e adolescentes: Como conseguir?

Entenda quais as regras para obter este benefício do INSS

Para quem não sabe, existe um benefício mensal no valor de um salário mínimo, destinado a famílias, que possuem em sua composição crianças e adolescentes. Trata-se do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Este benefício também é voltado a idosos acima de 65 anos ou mais e também pessoas com deficiência (PCD). 

Na leitura a seguir vamos esclarecer um pouco mais sobre o BPC no que diz respeito às crianças e adolescentes. Continue conosco e confira. 

Benefício de Prestação Continuada

Até 12 anos de idade é considerado criança, a partir dos 12 já é considerado adolescente, estando entre a faixa etária de 12 aos 18 anos. 

Em casos de deficiência da criança ou do adolescente, elas podem fazer jus ao benefício assistencial, chamado Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Destaques sobre *** por e-mail

O objetivo deste benefício assistencial é dar assistência a criança e adolescente que sofre de alguma enfermidade. Para requerer é necessário realizar a verificação do enquadramento atestando a deficiência.

Como funciona o BPC para crianças e adolescentes? 

Segundo a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), se considera como uma pessoa deficiente, aquela cuja possua impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, onde a interação pode obstruir a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições as demais pessoas. 

Com relação ao impedimento de longo prazo entende-se que produz efeitos pelo período mínimo de dois anos.

Como foi visto isso significa que para que uma criança tenha sua deficiência configurada, é necessário ter uma deficiência que cause a um impacto no desempenho do seu dia a dia, tanto escolar, como para a participação social compatível com as demais crianças de sua idade.

Como ter direito ao benefício?

Para ter direito ao BPC é necessário que você comprove a situação da deficiência da criança ou adolescente para possuir direito ao benefício. É possível realizar a comprovação por meio de: 

  • Atestados;
  • Exames médicos,
  • Laudos.

Através deles, você pode comprovar a sua deficiência e obter o BPC diretamente. Porém, lembre-se que esse não é o único requisito para a obtenção do benefício. 

O enquadramento econômico também é muito importante, ou seja, para ter direito, é preciso que a renda por pessoa do grupo familiar em 2022 seja menor que 1/4 do salário-mínimo (R$ 303,00 atuais).

Mais uma última informação importantíssima! É que para ter direito ao benefício será preciso realizar o cadastro no CadÚnico.

Para realizar seu cadastro basta se dirigir a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), pois lá você pode realizar sua inscrição no CadÚnico. 

Como solicitar o BPC?

Após ter feito inscrição no CadÚnico, entre em contato com o INSS, através do aplicativo ou no site Meu INSS, ou ligando na Central de Atendimento pelo número 135.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis