Consignado do Auxílio Brasil: Ministro indica liberação para setembro

De acordo com o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, consignado do Auxílio Brasil deve ser liberado já em setembro

Depois de meses de espera, o consignado do Auxílio Brasil deve ser liberado no próximo mês de setembro. Pelo menos esta é a mais nova promessa feita pelo Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento. Em declaração nesta quarta-feira (17), ele disse que o plano do Governo é trabalhar com este prazo.

“A lei foi aprovada, sancionada pelo presidente, logo em seguida o presidente assinou um decreto. A portaria, o sistema para concessão, habilitação, homologação dessas empresas, uma série de documentos também”, disse ele ao se referir ao documento que já foi promulgado por ele ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

“Acredito que até início do mês que vem seja tudo regulamentado. Em setembro deve estar operacional”, completou o Ministro, que não respondeu mais perguntas sobre a liberação do novo crédito para os usuários. Faltou dizer, por exemplo, qual seria a data exata para a liberação do consignado em setembro.

Na mesma declaração, Ronaldo Vieira Bento também disse que ao menos 17 instituições financeiras já foram homologadas. Este é o número de bancos que devem oferecer o empréstimo a partir de setembro. De todo modo, o Ministro da Cidadania evitou citar quais seriam as instituições que já se comprometeram com o consignado.

Na última semana, a presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, adiantou que o banco oferecerá a linha de crédito. Sem falar em números, ela garantiu que a instituição oferecerá a taxa de juros mais baixa de todo o mercado. Também na última semana, o banco Pan  confirmou que oferecerá a linha.

Destaques sobre *** por e-mail

Consignado do Auxílio Brasil

O consignado do Auxílio Brasil deverá ser liberado em um cenário de pressão contra a medida. Nos últimos dias, várias organizações da sociedade civil pediram formalmente para que o Governo Federal não liberasse crédito neste momento.

Há o temor de que o empréstimo para um público mais humilde, como é o caso dos usuários do Auxílio Brasil, acabe gerando ainda mais dívidas. Vale lembrar que o consignado prevê descontos de até 40% no benefício por um longo período de tempo.

É neste sentido que bancos como Bradesco, Itaú, BMG e Nubank já adiantaram que não oferecerão crédito. Em resumo, todos eles dizem que o empréstimo para este público pode ser perigoso, justamente por causa da questão do endividamento.

Em entrevista nesta semana, o candidato ao Planalto, Ciro Gomes (PDT), disse que a medida se tratava de um “latrocínio” e que vai criminalizar o consignado caso consiga vencer as eleições deste ano.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis