Trabalhadores podem sacar o PIS essa semana. Veja como

Abono salarial ano-base 2020 está disponível para saque

Nesta semana, milhares de trabalhadores com direito ao PIS recebem o pagamento de até R$ 1.200. De acordo com dados do governo, mais de meio milhão de cidadãos com direito ao benefício vão poder realizar os saques.

Pagamento do PIS ano-base 2020

Embora os saques estejam liberados neste ano, é importante informar que os pagamentos são referentes ao abono salarial ano-base 2020. Portanto, recebem a parcela atual do benefício os trabalhadores que eram inscritos no programa e que exerciam atividades formais no ano de  2020.

Os pagamentos foram liberados de forma atrasada devido a pandemia da Covid-19, que impossibilitou os repasses nos anos anteriores.

Quando o PIS 2021 será liberado?

Destaques sobre *** por e-mail

Conforme informado acima, o PIS de quem trabalhou em 2020 foi pago somente neste ano de 2022, o que acabou prejudicando o calendário de pagamento.

Desse modo a expectativa é que neste segundo semestre de 2022, o Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) tenha reunião com o Governo Federal para definir sobre quando o pagamento do PIS ano-base 2021 será concedido. A estimativa, conforme informado anteriormente, é que o grupo somente conceda o benefício no próximo ano.

Quem tem direito ao abono salarial?

Tem direito ao PIS 2022 trabalhadores que:

  • Receberam até dois salários mínimos em 2020;
  • Exerceram alguma atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, no ano de 2020;
  • Possuem os dados atualizados no cadastro;
  • Por fim, estão cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

Como receber o abono?

O pagamento do PIS é direito dos trabalhadores de empresas privadas e ocorre por meio da Caixa Econômica Federal. O depósito do PIS 2022 é feito automaticamente em uma conta poupança social digital aberta automaticamente pela CAIXA. 

A consulta pode ser feita através do aplicativo oficial do Caixa Tem.

O trabalhador pode realizar o saque PIS nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui e em uma agência da Caixa, apresentando o número do PIS e um documento oficial de identificação.

Caso os meios de consultas não sejam alterados até o ano que vem, o trabalhador conseguirá obter informações das seguintes formas:

  • No aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS;
  • Na central telefônica Alô Trabalho, no número 158.

Além desses meios, os trabalhadores podem consultar as informações nos canais de atendimento do banco em que recebe o benefício, sendo a Caixa Econômica responsável pelo PIS, e o Banco do Brasil gerenciador do Pasep.

Confira:

Para o PIS (trabalhador de empresa privada)

  • No Aplicativo Caixa Trabalhador;
  • No site da caixa;
  • Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

Para o Pasep (servidor público)

  • Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 729 0001 (demais cidades);
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis