Trabalhadores ainda podem sacar o PIS/Pasep. Veja as regras

Quem trabalhou entre 1971 e 1988 tem dinheiro a receber

As cotas do PIS/Pasep são um benefício pago aos trabalhadores que atuaram como servidores públicos ou funcionários de empresas privadas entre 1971 e 1988. Apesar de terem sido liberadas há três anos, milhares de pessoas ainda não sacaram os recursos.

Entenda que o abono salarial do PIS/Pasep é um direito do trabalhador. Ele é um benefício anual concedido aos trabalhadores do setor privado e público, com carteira assinada e que tenham registro no PIS há, no mínimo, cinco anos. 

Neste contexto, seu principal objetivo é auxiliar trabalhadores que possam estar em situação de vulnerabilidade social, assegurando o valor de um salário mínimo.

Contudo, uma parcela de trabalhadores têm direito a este abono e não sabem. Mas quem seriam essas pessoas? Quem trabalhou entre os anos 1971 e 1988. 

Trata-se das cotas do Fundo PIS/Pasep que a Caixa Econômica Federal está liberando para saque. De acordo com o banco, aproximadamente 10,5 milhões de pessoas têm o direito de receber mais de R$ 23 bilhões da conta do fundo. Muitas vezes, esses trabalhadores desconhecem essa informação.

Destaques sobre *** por e-mail

Herdeiros podem sacar

Desde 2019 que os trabalhadores podem retirar o valor, porém, a Caixa informou que muitos ainda não resgataram o dinheiro. O valor está disponível para o trabalhador que exerceu alguma função com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988. 

Lembrando que os servidores que trabalharam nesta mesma época têm direito às cotas.

Nessa linha, muitos dos trabalhadores que ainda não sacaram o dinheiro, estão aposentados e não sabem que têm direito ao saque. Outros já faleceram, mas seus herdeiros podem sacar o dinheiro.

Portanto, para ter acesso aos valores será necessário se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, Caixa Aqui ou lotéricas, levando o Cartão Cidadão e um documento de identificação original com foto.

 Valores acima de R$ 3 mil, o saque só poderá ser realizado nas agências da Caixa (basta apresentar o documento de identificação).

Como consultar as cotas PIS/Pasep?

O PIS é uma responsabilidade da Caixa Econômica Federal e cabe a ela liberar os valores para os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, do setor privado.

 O Pasep é uma responsabilidade do Banco do Brasil e cabe a ele liberar os valores para os servidores públicos.

No entanto, a Caixa Econômica Federal ficou encarregada de distribuir as cotas do PIS/Pasep para trabalhadores do setor privado e também para os servidores públicos.

Isso porque o Fundo PIS/Pasep foi extinto e seus recursos foram transferidos para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Para realizar uma consulta em relação aos valores das cotas PIS/Pasep, basta acessar o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS).

Para quem não tem acesso a internet, pode realizar a consulta em qualquer agência da Caixa, levando um documento de identificação. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis