Último lote de restituição do IR é liberado ainda esse mês

No próximo dia 30, a Receita vai liberar o 5° lote de IR.

Mais um lote de restituição do Imposto de Renda está próximo de ser liberado. As consultas da 5ª parcela serão disponibilizadas neste mês e a Receita já divulgou a data oficial para os cidadãos. 

No fim de agosto a Receita Federal concluiu o pagamento do quarto lote da restituição do Imposto de Renda. No montante foram 6 bilhões de reais, distribuídos para 4,46 milhões de contribuintes.

Agora em Setembro, a Receita Federal se prepara para o pagamento do último lote de restituição do Imposto de Renda de 2022. 

Quando ocorre o último lote do IR 2022

O pagamento deste lote está previsto para ser finalizado até dia 30 de setembro, fechando assim a restituição do IRPF de 2022. Terminada a restituição de valores recebidos pelos contribuintes prioritários, esse último lote é pago conforme as datas de envio da declaração.

Destaques sobre *** por e-mail

Como consultar a restituição do IR?

Para o contribuinte realizar a consulta de sua restituição do Imposto de Renda, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acessar o site da Receita Federal;
  2. Informe o ano do qual você deseja fazer a consulta;
  3. Informe seu CPF e Data de Nascimento;
  4. Logo após, clique em “Consultar” para verificar sua restituição.

Contudo, é bom lembrar que a Receita só deve liberar as consultas para este último lote, somente uma semana antes do prazo. Ou seja, perto do dia 23 de setembro.

Como é feito o pagamento da restituição do IR?

O pagamento é realizado por meio de depósitos em conta corrente que esteja ativa, de forma direta ou por Pix.

Neste contexto, essa conta bancária para recebimento é informada pelo contribuinte durante o preenchimento da declaração do Imposto de Renda.

Todavia, em caso de inconsistências nos dados da conta informada, o saldo ficará disponível no Banco do Brasil, por até 1 ano.

Caso ocorra, você pode agendar o depósito de sua restituição através da Central de relacionamento do Banco do Brasil, pelos telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Se eu não receber, o que devo fazer?

Se seu nome ainda não constar ao realizar a consulta ou se você está entre os prioritários dos lotes anteriores e não recebeu na data informada, você pode ter caído na malha fina.

Isso ocorre quando as informações em sua Declaração do IRPF possuem divergências ou irregularidades. Para verificar melhor, você deve acessar o site da Receita Federal e realizar a correção de sua Declaração, caso não esteja liberada para consulta.

Dessa forma, será feita nova análise pela Receita Federal e se houver direito você poderá receber em um lote futuro, mesmo que de anos seguintes.

Para se manter atualizado sobre essas e outras informações, você pode realizar o cadastro no formulário abaixo e receber as notícias diretamente no seu e-mail.

Datas de todos os lotes do IRPF

A seguir, a data dos lotes já pagos e o 5º e último lote de 2022.

    • 1º lote: 31 de maio – Pago
    • 2º lote: 30 de junho – Pago
    • 3º lote: 29 de julho – Pago
    • 4º lote: 31 de agosto – Pago
  • 5º lote: 30 de setembro.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis