Auxílio Brasil: ministro defende exclusões no benefício

Entre os meses de agosto e setembro, o Ministério da Cidadania pretende realizar uma série de exclusões nas contas do Auxílio Brasil

Nem todo mundo que recebeu o dinheiro do Auxílio Brasil no último mês de agosto está oficialmente confirmado nos repasses de setembro. De acordo com informações do Ministério da Cidadania, um grande pente-fino está sendo realizado e algumas contas que não cumprem todas as regras de permanência deverão ser excluídas.

Em entrevista para o programa A Voz do Brasil nesta semana, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, confirmou a informação. Ele disse que o pente-fino nas contas do benefício é um processo importante para evitar fraudes. O objetivo da pasta é encontrar os casos de pessoas que não podem receber o dinheiro.

“Estamos com uma política muito forte nesse batimento de dados, nesse cruzamento de dados para fazer com que o recurso realmente chegue nessas famílias que necessitam”, disse ele. O Ministro preferiu não dar números. Desta forma, não é possível saber ainda quantos usuários serão excluídos do programa social.

“O principal eixo dos programas é trazermos oportunidades para as famílias, com essas oportunidades elas conseguem gerar renda própria e renda é sinônimo de liberdade”, seguiu ele. Neste momento, ele estava se referindo não apenas ao Auxílio Brasil, mas também ao vale-gás nacional, que poderá sofrer cortes do mesmo modo.

Bloqueios e cancelamentos em contas do Auxílio Brasil não são incomuns. De acordo com as informações oficiais, o Governo costuma realizar o pente-fino nos benefícios com uma certa periodicidade. O Planalto teme perder bilhões de reais em repasses indevidos, assim como aconteceu com o Auxílio Emergencial.

Destaques sobre *** por e-mail

Auxílio segue em setembro

Com bloqueios ou não, o fato é que os pagamentos do Auxílio Brasil devem seguir normalmente durante este mês de setembro. A expectativa é de que os repasses comecem a partir do próximo dia 19 e sejam concluídos no dia 30.

Veja no calendário abaixo

19 de setembro: Usuários com NIS final 1
20 de setembro: Usuários com NIS final 2
21 de setembro: Usuários com NIS final 3
22 de setembro: Usuários com NIS final 4
23 de setembro: Usuários com NIS final 5

26 de setembro: Usuários com NIS final 6
27 de setembro: Usuários com NIS final 7
28 de setembro: Usuários com NIS final 8
29 de setembro: Usuários com NIS final 9
30 de setembro: Usuários com NIS final 0

Para ter direito ao Auxílio Brasil, o cidadão precisa ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, também é necessário ter uma renda per capita de até R$ 210. Quem se encaixa nestas regras, ainda não está garantido automaticamente. É necessário esperar pela seleção do Ministério da Cidadania.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis