Eleitor pode votar sem o título neste domingo? Como saber onde votar?

Há outros documentos aceitos e locais de votação estão no Portal do TSE

Neste domingo, dia 02 de outubro, os brasileiros se preparam para ir às urnas eleger seus representantes pelos próximos 4 anos. Com a proximidade da data, a população já deve começar a organizar a documentação a ser levada para as urnas. 

Então, você se dá conta que não sabe onde está o título de eleitor. O que fazer? Calma! Ao contrário do que muitos pensam, não é obrigatório portar o título eleitoral para participar do processo, mas é preciso ter em mãos um documento oficial com foto. 

Vejamos a seguir como deve ser o procedimento e quais as alternativas.

Documentação aceita para votar

Qualquer documentação válida para ter acesso às urnas é necessário que ela contenha uma foto, para fins de verificação da identidade do eleitor. Portanto, pode ser aceito:

Destaques sobre *** por e-mail

  • Carteira de identidade;
  • Identidade social;
  • Passaporte;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de trabalho;
  • Carteira nacional de habilitação.

Emissão de segunda via pelo e-Título

Se o cidadão está em dia com a Justiça Eleitoral, a segunda via do Título de Eleitor está disponível gratuitamente no e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral, que contém a versão digital do documento. Este pode ser baixado para smartphone ou tablet nas plataformas iOS ou Android.

Nessa linha, para acessar o aplicativo é possível entrar com o número do CPF, sem precisar do número do título eleitoral. O e-Título é aceito como documento de identificação para quem já fez o cadastramento biométrico. 

No caso dos eleitores que ainda não fizeram esse cadastro, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que utilizar o título digital.

Verificação de zona e seção eleitoral

Outra dúvida é com relação a zona e seção eleitoral. Muita gente esquece. Sem o título na mão, como saber então? Pelo Portal do TSE, o eleitor também pode conferir a zona e seção eleitoral, verificar o endereço e identificar no mapa o local de votação e, até mesmo, acessar as melhores rotas para chegar a ele. 

O aplicativo permite, ainda, a emissão de certidões eleitorais, o cadastramento como mesário voluntário e justificar ausência às urnas.

Pelo site do TSE, é possível descobrir o local de votação na aba “Eleitor e Eleições”, na parte superior da página. Ao clicar nesse tópico, a pessoa será redirecionada para dois menus: em “Eleitor”, é só clicar no link “Local de votação/zonas eleitorais”.

A página oferecerá uma série de opções, que vão desde a simples consulta ao local de votação até a pesquisa aos locais de votação para o eleitorado que solicitou o voto em trânsito e, ainda, o voto em trânsito do eleitorado militar e servidores da Justiça Eleitoral que estarão em serviço no dia da eleição.

Para pesquisar, basta preencher três informações:

  • o nome, número do título de eleitor ou CPF;
  • data de nascimento; 
  • nome da mãe.

Feito isso, a página indicará o resultado com o número da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis