Conheça os motivos do INSS negar seu pedido de aposentadoria

Ter o pedido indeferido é bastante comum. Veja o que fazer.

Enfim chegou o grande momento de solicitar a tão sonhada aposentadoria. Contudo, é muito importante ter em mente que o benefício do INSS pode ser negado. E isso pode acontecer por diversos motivos.

Muitas vezes, um pedido indeferido pode ser resultado de um requisito não preenchido ou não comprovado adequadamente. O INSS tem sido cada vez mais exigente no momento de analisar os benefícios e a aposentadoria está no topo da lista.

Quer entender quais são os principais motivos que levam ao indeferimento? Confira na leitura a seguir.

Quais os principais motivos que levam ao indeferimento?

A seguir vamos explicar as principais razões para o INSS ter dito “não” para sua solicitação:

Destaques sobre *** por e-mail

  • Falta de documentação:

Dependendo do tipo de aposentadoria, são exigidos documentos específicos como por exemplo laudos médicos, PPP, Carteira profissional, etc. 

Dessa forma, verifique no INSS  quais os documentos exigidos e se nada está faltando. Verifique também o processo administrativo pelos menos uma vez por semana para confirmar se houve alguma exigência do INSS pedindo mais documentos. Muitas aposentadorias são negadas por falta de documentos. 

  • Tempo de Contribuição Insuficiente

O segurado  deve ter certeza da data correta para entrar com a solicitação da  aposentadoria para não entrar com o pedido antes da hora. Isso acontece frequentemente com os autônomos e pessoas que trabalharam em regime público e privado durante sua vida. 

É muito importante o cálculo previdenciário. Se estiver em dúvida, consulte um advogado especialista em direito previdenciário para ajudar.

  • Erros na Análise do Benefício:

 1 – Pendências no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)- No CNIS muitas vezes tem pendências  como vínculos de trabalho, contribuições, salários etc. E normalmente são resolvidas com apresentação de documentos: CTPPS, extrato de FGTS, carnês e declarações.

2 – Falta de reconhecimento de períodos trabalhados. Exemplos muito comuns são: a aposentadoria especial e a aposentadoria rural. Na aposentadoria rural é necessário comprovar a atividade rural o que torna necessário apresentar mais documentos quando comparamos a uma aposentadoria comum. 

Já a aposentadoria especial exige a comprovação dos agentes insalubres e perigosos, portanto mais documentos são solicitados nesse caso, além dos documentos gerais.

  •  Não cumprir todos os requisitos:

Muitas vezes, o benefício do INSS pode ser negado por algum dos requisitos não ter sido cumprido. E, em muitos casos, isso acontece devido ao desconhecimento. Dessa forma, frisamos a importância de se conhecer o benefício que será solicitado.

Quais providências tomar com a recusa do INSS?

Caso sua aposentadoria seja negada, após receber o comunicado do INSS, você pode abrir um pedido de recurso no portal da instituição dentro de 30 dias. 

O pedido pode ser feito através do aplicativo Meu INSS ou em uma agência do Instituto. O prazo para julgar o pedido é de 85 dias, porém, pode demorar um pouco mais do que isso.

Outra providência é entrar com o Recurso Administrativo. Para isso, será necessário baixar o processo administrativo no site Meu INSS. Neste documento é preciso escrever suas razões e recorrer. Contudo, esteja ciente de que esses recursos estão demorando muito para ser julgado.

Um outro caminho é entrar com Processo judicial. Neste caso, um advogado especialista previdenciário pode entrar como processo judicial a partir da negativa do INSS, mesmo que você não tenha feito Recurso Administrativo.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis