5 cursos para se tornar um profissional de Logística

Se você quer uma carreira longa e estável, precisa conhecer os cursos para se tornar um profissional de logística competente e buscado no mercado. Afinal de contas, um bom profissional de logística é uma commodity rara no mercado de trabalho, podendo trabalhar nos mais diversos segmentos diferentes, desde empresas de frete até os melhores restaurantes delivery, passando por transporte público, e-commerces e muito mais.

Atualmente, a economia do trabalho no Brasil vive um momento complexo. De um lado, milhões e milhões de pessoas estão desempregadas, com baixa renda e com sérios riscos de fazer a fome retornar ao país. Do outro, empresas sofrem para conseguir profissionais qualificados nos mais diversos segmentos, incluindo áreas mais técnicas, como a Logística.

E aí, quer aprender os principais cursos para se tornar um profissional de logística? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

5 cursos para se tornar um profissional de logística

1. Licenciatura em Logística

O primeiro curso para se tornar um profissional de logística adequado para o seu cargo é a graduação ou licenciatura em logística. Afinal de contas, esse é o curso que dará o básico que você precisa para começar a trabalhar na área e dará toda a base de informações para crescer.

Ainda que existam muitos profissionais que até começaram a trabalhar na área sem uma graduação, mas o fato é que esse é o tipo de curso mais completo para quem quer entrar no setor, conhecendo todos os conceitos básicos que darão espaço para o crescimento na carreira.

Hoje em dia, muitas faculdades públicas e privadas oferecem graduações em logística O curso não é um dos mais concorridos do Ensino Superior, mas tem um bom nível de competição, o que faz com que não seja um dos vestibulares mais fáceis de todos.

2. Especialização em Supply Chain

Além de uma graduação em Logística, existem vários tipos de formações e especializações que ajudam o profissional a crescer no mercado e se tornar um nome cada vez mais importante para as empresas de logística.

Uma das especializações mais importantes atualmente é a de Supply Chain .Nessa formação, o aluno aprende basicamente tudo sobre o abastecimento de estoques: desde o início da cadeia lá na produção até todo o caminho necessário para que os produtos cheguem aos consumidores. Ou seja, do armazenamento ao transporte, tudo é estudado para que o profissional possa otimizar a cadeia de suprimentos da empresa, bem como aquela em que ela envia seus produtos para distribuidores ou consumidores.

3. Gestão de transportes

O transporte é parte central da logística: seja para receber matéria-prima, seja para enviar produtos finalizados para distribuidores, uma empresa precisa entender como gerenciar bem essa parte.

Aliás, não é só as empresas que precisam entender melhor a gestão de transportes: os responsáveis por políticas públicas também devem entender melhor como os transportes funcionam e de que modo geri-los melhor, tanto do ponto de vista de transporte público, quanto em relação à criação e manutenção do modal de transporte nacional.

Por isso, o profissional de logística especializado em gestão de transportes é um dos mais procurados para atuação tanto na iniciativa privada, quanto no serviço público. Há muitas oportunidades para trabalhar e fazer a diferença.

4. Comércio exterior

O comércio exterior é, hoje, um dos principais caminhos para a produção dos grandes players do agronegócio, bem como algumas das principais indústrias do Brasil (especialmente a de extração e processamento de recursos minerais, como o minério de ferro).

Um profissional de logística especializado em comércio exterior não é o responsável por negociar nada, mas sim por montar toda a estrutura para a exportação dos produtos da empresa.

Ele é o profissional que vai criar as condições logísticas para que a empresa possa mover seus produtos para consumidores estrangeiros, normalmente trabalhando em conjunto com empresas de logística ou de distribuição nos países de destino.

5. Consultoria em organização de produção

Por fim, um curso em consultoria em organização e produção é uma boa ideia para o profissional que queira atuar de maneira mais corporativa no mercado nacional. Ou seja, queira trabalhar mais ajudando empresas a otimizar a sua atuação do que efetivamente criando as cadeias logísticas dessas companhias.

O profissional especializado em consultoria pode ter vários clientes, fazer auditorias e bolar planos de otimização para os negócios, oferecendo seus insights para que as empresas possam melhorar suas próprias cadeias de suprimentos.

Pronto! Agora que você conhece os cursos para se tornar um profissional de logística, é hora de começar a estudar para ser o profissional mais valioso que você pode ser. Considerando os rumos da economia, se especializar em Supply Chain com foco em e-commerce ou trabalhar com o mercado de exportação (especialmente de grãos e outras commodities) parece ser o rumo mais seguro para os profissionais da área.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui