5 dicas para usar o Excel da melhor forma

Você não precisa fazer um curso de informática para entender algumas dicas para usar o Excel da melhor forma possível. Com alguns cuidados básicos e conhecimento online, você poderá melhorar o seu domínio da ferramenta mais importante para ser usada em um ambiente corporativo. Afinal de contas, o trabalho com planilhas é vital dentro de um espaço administrativo.

Hoje em dia, existem muitos truques e dicas para usar o Excel da melhor forma que são muito conhecidos. Isso faz com que muita gente coloque “domínio avançado de Excel” no currículo, mesmo não tendo esse tipo de domínio. Na hora H, não ter esse conhecimento pode fazer muita falta ao cuidar ou elaborar um relatório importante para o futuro da empresa. Isso é especialmente verdadeiro agora em que vivemos na era da Big Data e que precisamos trabalhar com dados da melhor maneira possível.

Quer ver algumas dicas para usar o Excel da melhor forma? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

5 dicas para usar o Excel da melhor forma

1. Conheça os atalhos do software

Grande parte do tempo gasto no Excel poderia ser reduzido se soubéssemos como usar os atalhos do programa. Afinal, existe um comando de teclas que faz justamente aquela tarefa que você precisou procurar no menu por 1 ou 2 minutos até achar o botão.

Pode parecer desnecessário entender os atalhos do software, mas eles fazem a diferença no longo prazo. Ao dominar os comandos “secretos” do Excel, você pode agilizar muito a sua produtividade com o programa. Por exemplo, você sabe como selecionar só uma coluna inteira em apenas um clique? E como realizar uma operação automática em uma coluna? Tudo isso é vital saber para trabalhar mais rapidamente.

2. Baixe templates online

Existe um limite do que você pode aprender na teoria. Muita coisa só se aprende na prática. Por isso, uma ótima dica para melhorar no Excel é pesquisar e baixar templates online.

Eles mostrarão o que pode ser feito no programa, quais as tendências em layout e o que você pode fazer para elaborar relatórios e dashboards mais modernos dentro do programa.

Ao baixar certos templates, você ganha produtividade e visão para organizar relatórios específicos. Isso traz muitos benefícios para a sua produtividade e sua eficácia no trabalho.

3. Estude, estude e estude

É claro que há um limite do que pode ser aprendido na teoria, mas isso não significa que a teoria deve ser desprezada. Pelo contrário: é vital estudar muito sobre o Excel para dominá-lo.

Sempre faça buscas por vídeos no YouTube com dicas e truques no Excel. Assista-os até você já conhecer todos os truques e não ver nada de novo nesses conteúdos.

Isso permitirá que você estude bastante sobre o Excel e entenda quais são os tipos de atalhos, recursos e projetos que podem ser realizados no programa.

Além disso, o estudo permitirá que você aprenda quais são as melhores práticas de análise de dados, de formatação e limpeza de informações e por aí vai. Portanto, prepare-se para voltar para a escola e fazer muitas anotações sobre o assunto.

4. Baixe relatórios e destrinche-os

Quer aprender como realmente trabalhar com o Excel de maneira avançada? Busque por relatórios completos e baixe-os com frequência. Isso permitirá que você aprenda recursos avançados ao vê-los executados na prática.

Por exemplo, muitas empresas divulgam relatórios comerciais e administrativos para os investidores. Baixe-os e trabalhe as planilhas para entender o que pode ser feito no seu próprio negócio.

Um exemplo interessante é quando a empresa faz uma listagem dos produtos mais vendidos e coloca um índice automatizado do lado que mostra a posição de cada produto na lista. Isso ensina como criar uma ordem automatizada com base em determinado critério.

Faça essa análise prática para entender mais sobre o Excel e aprender como usar vários dos seus recursos na prática

5. Faça experimentos e assuma projetos diferentes

Por fim, entenda que você precisa saber de uma coisa na cabeça e colocá-la em prática para realmente entendê-la. Portanto, não fique receoso de experimentar, assumir projetos diferentes na sua empresa e testar coisas novas no Excel.

Ao ter espaço para inovar e testar, você conseguirá aprender mais sobre como cada função funciona, o que fazer em cada momento e de que forma explorar o máximo do que o software tem a oferecer.

Além disso, você aprenderá também o que não funciona e quais erros evitar quando for fazer relatórios importantes de verdade.

Pronto! Agora que você viu essas dicas para usar o Excel da melhor forma, é hora de colocá-las em prática para conseguir os melhores resultados possíveis no comando do software. Lembre-se de que o Excel pode parecer simples, mas na verdade é uma máquina poderosa. Não à toa, muitas pessoas já conseguiram até mesmo programar pequenos joguinhos no programa.

E aí, gostou de ver essas dicas para usar o Excel da melhor forma? Então comente mais sobre o assunto abaixo!

Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui