Acidente de trabalho: você sabe quando ele ocorre?

Foi depois do ano de 2011 que o acidente de trabalho passou a ter uma visão diferente perante a lei: agora, não é mais necessário realmente se acidentar, basta que o trabalhador tenha tido influências negativas do emprego em sua vida, como dores excessivas e problemas de saúde. Em suma, a OIT (Organização Internacional do Trabalho)  diz que o Brasil está entre os 5 países com mais acidentes neste quesito.

Além disso, quando o colaborador está a caminho da empresa ou de casa e sofre um acidente de trânsito, é a empresa quem deve arcar com as consequências de gastos visto que ele estava saindo dela.

Atualmente, as maiores fábricas e empresas são as que mais se preocupam com os acidentes de trabalho, principalmente devido à legislação. É justamente por isso que é necessário investir de forma massiva em EPIs, equipamento de proteção individual, e até mesmo em cursos para que o trabalhador consiga atuar corretamente, e com segurança, em seu cargo.

Na cidade de Guabiruba, Santa Catarina, no mês de julho, ocorreu uma morte acidental de um homem que estava trabalhando na fábrica têxtil e foi atingido pelo tear. A empresa era pequena e críticos argumentam que não houve a especialização dos funcionários para conseguirem economizar.

- Continua Depois da Publicidade -

Os riscos são grandes e as marcas deveriam investir na ergonomia para garantir que esses acidentes não ocorram. Entretanto, não é isso que acontece e as pequenas empresas são as que mais tentam economizar neste quesito.

Segundo o artigo 19 da Lei nº 8.213/91, o acidente de trabalho ocorre quando o funcionário está atuando dentro da empresa ou a caminho de casa. E, caso tenha alguma consequência negativa, a marca está passível de processos judiciais.

Acompanhe o Otrabalhador para saber mais sobre direitos dos trabalhadores, MEIs, impostos e empresas. Publicamos atualizações diárias para te manter informado nos seus direitos.

VEJA TAMBÉM: Jornais e blogs romantizam pobreza de trabalhadores com dicas “absurdas”

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui