Aposentadoria por idade em 2022: requisitos e como funciona

A aposentadoria por idade para o ano de 2022 deve contar com algumas regras diferentes devido à Reforma da Previdência: antes desta nova lei, bastava que os brasileiros contribuíssem 30 anos (mulheres) e 35 anos (homens) sem que chegassem à idade mínima.

No entanto, com o governo Bolsonaro, o tempo mínimo para se aposentar para os homens deve ir para 65 anos e  será de 62 anos caso tenha pago ao menos 180 meses. Para que as mulheres possam solicitar o benefício no ano de 2022, precisam de 15 anos de contribuição (180 meses) e de 60 anos. Os caminhoneiros, durante o ano de 2021, fizeram algumas greves e exigiram que fossem retirados da Reforma da Previdência que tanto defendiam. De acordo com eles, foram traídos pelo governo. Uma das contestações das greves nacionais também era em relação à diminuição do preço dos combustíveis. 

Regra de transição e aposentadoria por idade 2022

Existe, ainda por cima, a regra de transição que foi criada para não prejudicar os cidadãos que estavam há dois anos para se aposentar quando a Reforma entrou em vigor. Deste modo, o homem que estava há dois anos para se aposentar e tinha pago ao menos 33 anos junto ao INSS poderia pagar mais 50% do que faltava enquanto a previdência social iria arcar com o restante. O mesmo serve para as mulheres, que poderiam optar pelo pedágio de 50%. 

O valor de contribuição para o ano de 2022

O valor de contribuição para a aposentadoria para o ano de 2022 não foi declarado até o momento. No entanto, já se sabe que deve mudar justamente porque varia de acordo com o salário mínimo, que pode ir de R$ 1170 até R$ 1215, tudo vai depender dos índices de inflação durante o mês de dezembro e as determinações do Ministério da Cidadania.

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui