Aposentadoria por invalidez: veja doenças que garantem o direito

Para que o contribuinte do INSS tenha direito à aposentadoria por invalidez, é necessário que ele tenha contribuído ao menos 12 meses, um ano, para o instituto. Ele deve possuir a qualidade de segurado que é garantida pela Lei nº 13.846/2019. Para ter acesso ao programa, que pode anular as dívidas de imóveis em bancos, é necessário comprovar a impossibilidade de trabalhar. E, dessa forma, é importante levar consigo para as consultas o atestado médico e outras confirmações. 

Algumas delas anulam o direito ao benefício. Um exemplo é a Covid-19 que não permite a aposentadoria ou encostamento com auxílio doença – a não ser que a situação se agrave e cause outras consequências como AVC e perda de movimentos. 

E então, quais são as doenças que podem aposentar por invalidez? Neste artigo, separamos uma lista de algumas delas. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre!

1. Depressão

No ano de 2020, a venda para remédios de depressão (como calmantes e antidepressivos), teve aumento de 17%. O indivíduo pode se aposentar caso comprove que a doença é persistente e que não tem capacidade para atuar. 

2. Cegueira

- Continua Depois da Publicidade -

A cegueira é outra doença que pode atrapalhar o colaborador em sua vida profissional. Sendo assim, ele pode entrar com uma solicitação para se aposentar pelo INSS. 

Outras doenças que aposentam pelo INSS

Existe uma lista expressiva de doenças que podem se aposentar por invalidez como hepatopatia grave e  estado avançado de osteíte deformante.

Uma dúvida comum, entretanto, é em relação ao AIDS, quando ocorre a baixa de imunidade do indivíduo que pode facilitar para que ele contraia alguma doença. Atualmente, não são todos que conseguem se aposentar pelo fato de terem o HIV. 

Contudo, ao provar que a doença ou enfermidade está atrapalhando a saúde física e mental do colaborador, ele pode entrar com uma solicitação para se aposentar. 

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui