Auxílio doença: Veja como fazer a solicitação no INSS

O Auxílio doença ou acidente, é um dos benefícios oferecidos pelo INSS, que beneficia diversos trabalhadores que passam por momentos difíceis e precisam se afastar de suas funções. Porém, grande parte dos trabalhadores se confundem sobre os termos e para saber quem tem direito e como solicitar o benefício, continue lendo.

O auxílio doença e o auxílio acidente são dois benefícios diferentes. No caso do benefício para doença ele é dado de forma temporária, enquanto que o outro é permanente. Essa é a principal diferença entre os dois, mas em ambos os casos é preciso comprovar a incapacidade, doença ou acidente do trabalhador.

Como solicitar o auxílio doença?

Para quem precisa fazer a solicitação do auxílio doença ao INSS, é preciso ter um atestado sobre a sua condição para não poder trabalhar durante determinado período. O benefício é oferecido ao trabalhador, durante o tempo em que ele não pode exercer suas atividades. Durante esse período ele é pago, e quando volta a trabalhar o benefício é encerrado. Para receber o benefício é preciso concluir a carência de 12 meses de contribuição, e a doença ou acidente pode ser algo trabalhista ou não.

O valor do auxílio doença costuma girar em torno do salário base do trabalhador. Que pode ser uma média de 100% dos salários em contribuições. O benefício pode ser de 91% do salário do benefício, mas é preciso lembrar que esse número também pode ser menor do que 1 salário mínimo, o que vai depender da média dos últimos 12 salários na contribuição do trabalhador.

- Continua Depois da Publicidade -

Para fazer a solicitação é preciso entrar em contato com o INSS, acessar os canais online e através do aplicativo ou verificar em uma agência física para levar os documentos necessários e dar entrada no benefício. Dentre os documentos necessários o atestado alegando a doença é fundamental, sendo que em alguns casos também é pedido um aval do médico perito do INSS, além dos demais documentos de identificação.

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Susan Nogarthttps://otrabalhador.com
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui