B3: quais os tipos de Tesouro para o trabalhador investir?

Investir em Tesouro Direto da B3 é comprar títulos do Tesouro Nacional e receber o seu dinheiro depois com taxas de juros. Simplificando, você empresta dinheiro para o governo e em troca recebe rentabilidade.

Essa forma de investimento foi criada em 2002, pelo Tesouro Nacional é uma das formas mais seguras e democráticas de se investir.

Além da liquidez diária, um dos atrativos para se investir em Tesouro Direto é o baixo valor os títulos custam a partir de R$ 30 reais, além de poder aplicar o dinheiro por meio de corretoras de valores e de bancos.

Existe três opções para se investir em Tesouro Direto: prefixados, pós-fixados e híbridos.

Tesouro Pós Fixado  – B3

- Continua Depois da Publicidade -

No Tesouro pós fixado, as taxas de juros são definidas pela taxa Selic a cada 45 dias, por meio do Banco Central- Bacen

Você só saberá o valor do seu investimento no momento do resgate. A rentabilidade vai depender do tempo em que seu dinheiro ficará guardado.

A grande vantagem é que se você precisar pode retirar o seu dinheiro antes do prazo determinado.

É o tipo de investimento mais indicado para quem tem o perfil mais conservador ou para casos de emergência.

Tesouro Prefixado

- Continua Depois da Publicidade -

No Tesouro Prefixado você só saberá o valor do rendimento no momento do resgate, isso significa que se você precisar retirar o dinheiro antes do prazo determinado poderá receber um valor menor do que o esperado. Tudo vai depender do tempo estipulado no momento da compra do título: prefixado com juros semestrais, tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais:

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais  – B3

Duas vezes ao ano é pago o cupom de fluxos semestrais, o que pode aumentar o aumento da liquidez, no momento do resgate, ou seja, você tem um movimento no lucro sem precisar vender seus títulos.

Tesouro + IPCA

Nesse caso o seu investimento rende de acordo com o índice de Preços ao Consumidor -IPCA junto com uma taxa fica.

É um investimento indicado para quem quer fazer o dinheiro render a longo prazo, uma vez que a aplicação vai estar “protegida” pelo IPCA e vai render sempre acima dos índices de inflação.

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais  – B3

- Continua Depois da Publicidade -

O Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais garante um resgate de investimento com um percentual fixo que é predeterminado no momento da compra do título. Se o investidor não resgatar o dinheiro antes do prazo, o rendimento será acima da inflação, resultando em uma ação mais lucrativa.

Tesouro Híbridos

O Tesouro Híbrido combina o Prefixado com o Pós fixado, uma vez que uma parte do investimento tem a sua rentabilidade determinada no momento da compra e a outra parte só no resgaste no fim do prazo determinado.

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui