Boa noite de sono ajuda o trabalhador a manter o desempenho

Uma pesquisa do Royal Philips realizada em março de 2021, apontou que depois da pandemia 74% dos brasileiros tiveram seu sono afetados depois da Covid-19 desses 47% relataram que acordam durante a noite.

Uma noite de sono mal dormida pode afetar a saúde desenvolvendo doenças cardiovasculares, diabetes, estresse, entre outros. Listamos abaixo alguns problemas mais recorrentes da falta de sono:

1- Falta de Memória 

Uma noite se sono mal dormida afeta as células nervosas, isso provoca lapsos de memória, dificuldades de aprendizado, falhas de raciocínio e doenças mais graves como o Mal de Alzheimer.

- Continua Depois da Publicidade -

2- Obesidade

Falta se sono provoca a queda da substância responsável pela saciedade e o aumento da fome. Isso ocorre porque uma noite de sono mal dormida descontrola os hormônios responsáveis pelo apetite. 

3- Diabetes

A diabetes tipo 2 podem por conta da insônia. A insulina tem a sua produção afetada pela falta de sono dificultando o aproveitamento do açúcar que gera energia para o organismo.

- Continua Depois da Publicidade -

4- Doenças Mentais 

Pessoas com distúrbio do sono podem apresentar estresse, depressão, ansiedade e outras doenças relacionadas a saúde mental.  Isso está relacionado ao quinto estágio do sono, quando o cérebro fixa as informações adquiridas durante o dia, uma noite mal dormida interrompe esse processo e facilitando o desenvolvimento dessas doenças.

5- Afeta a Imunidade 

A falta de sono afeta os mediadores inflamatórios e diminui a capacidade do organismo de combater uma infecção. 

Importância de dormir bem

- Continua Depois da Publicidade -

Um boa noite de sono, é importante para equilibrar o sistema imunológico e neurológico do organismo. 

Veja abaixo o benefício de dormir bem: 

1-Reduz o estresse, depressão, ansiedade e outras doença relacionadas ao bem estar mental

O corpo e a mente vão devolver para você mais qualidade de vida, uma boa noite se sono junto com uma boa alimentação e atividades físicas é o combo perfeito para melhorar a saúde não só física, mas também mental.

2- Maior concentração nas atividades diárias

Uma boa noite de sono garantem mais concentração, atenção e foco durante o dia. Uma noite de sono relaxante te deixa preparado para as atividades diárias e a mente descansada.

Um noite mal dormida favorece a fadiga mental, tirando o foco e a concentração necessária para trabalhar e estudar.

3-Vida mais produtiva e saudável 

A falta de uma boa noite de sono também afeta o humor e a qualidade de vida das pessoas, sem o organismo não descansa ocorre a diminuição da paciência e aumento da irritabilidade.

4- Melhora a Pele

O sono promove a renovação celular que reflete diretamente na pele, o primeiro sinal de noite seguidas mal dormidas é o aparecimento de olheiras.

5-Combate a hipertensão

Quem sofre de insônia deixa o corpo em um estado de estresse constante, isso aumenta a pressão sanguínea durante as poucas horas de sono que a pessoa tem, consequentemente aumenta o risco de desenvolver a hipertensão. 

6-Aumenta o Desempenho físico

O corpo precisa sintetizar um hormônio chamado GH, responsável pelo crescimento, o GH só começa a ser produzido 30 minutos após o sono. O GH evita que a gordura do corpo se acumule o que melhora o desempenho nas atividades físicas.

Como relaxar e ter uma noite de sono saudável

A rotina diária impede muitas vezes o corpo de fazer as pazes com a mente e eles trabalhem juntos para que você tenha uma noite de sono tranquila e saudável.

Comece criando uns hábitos e rotinas para que o seu organismo entenda que está chegando a hora de descansar.

Separamos algumas dicas para te ajudar a dormir bem:

  1. Faça exercícios de yoga e meditação minutos antes de deitar, eles ajudam a relaxar o corpo e a descansar a mente.
  2. Não mexa no celular, desligue a internet e se possível não deixe o celular perto da sua cama.
  3. Não coma exageradamente a noite, priorize alimentos leves como saladas e grelhados. Evite também canelas, pimentas e cafés e com excesso de açúcar. Eles são estimulantes e prejudicam o sono.
  4. Ler pode ajudar a relaxar, procure livros com histórias leves, de poemas ou de frases de auto ajuda.
  5. Escute música calmas, ou sons relaxantes como de chuva meia hora antes de dormir. Muitos aplicativos disponibilizam esse serviço
  6. Evite cigarro e álcool.
  7. Não durma durante o dia, sonos fora do horário afetam a qualidade do sono a noite.
  8. Só vá para a cama quando estiver com sono.
  9. Esqueça os problemas, você não vai conseguir resolver seus problemas durante a noite, então relaxe para ter uma boa noite de sono.
  10. -Evite fazer exercícios pesados antes de dormir.
  11. Se depois de 30 minutos deitado você não conseguir dormir, levante-se e faça alguma atividade como ouvir música, yoga, orações, meditações e depois volte para a cama.
  12. Vá para a cama sempre no mesmo horário, inclusive aos finais de semana. Isso ajuda o organismo a não oscilar sobre o momento de dormir.
Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui