Como se desenvolver na carreira de Business Intelligence: 5 dicas

Hoje em dia, vemos um aumento significativo e uma expansão notória de vários ramos de negócios, principalmente no meio digital. As empresas estão cada vez mais focadas em investir em tecnologias como aliadas ao sucesso dos negócios, e quem não se adapta a essas mudanças, infelizmente vai sendo deixado para trás. Neste artigo falaremos sobre Business Intelligence, uma ferramenta poderosa que veio para revolucionar o mundo dos negócios, e daremos dicas importantes de como se desenvolver na carreira de Business Intelligence para os que se interessarem por ela. Boa leitura.

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence é a inteligência de negócios, conhecida também como BI, é a área da inteligência de dados direcionada ao sucesso de um negócio específico. Todas as atenções estão se voltando para ele, dada a sua eficácia e poder de expandir e trazer saldos positivos aos negócios.

A definição de Business Intelligence como conhecemos hoje é um termo bastante atual, mas na verdade a inteligência de negócios já existe há alguns anos. O Business Intelligence, em seu modo tradicional, surgiu na década de 60 na forma de um sistema que compartilhava informações nas organizações. Nos anos 80, ele sofreu algumas alterações juntamente com modelos computacionais e passou a auxiliar empresas na tomada de decisões e transformar dados básicos em informações que favoreçam as organizações. Atualmente, os serviços de BI têm como prioridade oferecer autoatendimento, dados adicionados em plataformas confiáveis, garantir a autonomia de seus usuários e permitir um acesso cada vez mais rápido às informações.

Como o Business Intelligence funciona?

Sua principal função é interpretar dados obtidos pela empresa através de sistemas de inteligência. Baseados em Big Data e dados coletados, gráficos, documentos e relatórios obtidos pelo sistema da empresa, o Business Intelligence age com um objetivo específico analisando dados específicos, de acordo com a expectativa da empresa, podendo ser redução de custos, ou verificação da produtividade e influência nas entregas finais. Depois de estabelecido o objetivo pretendido pela empresa, o BI analisará os dados e criar documentos que entreguem ideias que deverão ser aplicadas ao negócio.

De forma geral, o Business Intelligence cumpre a função de auxiliar a tomar decisões mais vantajosas, embasadas em informações que sejam importantes e trarão saldos positivos para a empresa.

Como fazer um Business Intelligence?

A partir do momento em que a empresa compreende o serviço prestado pelo Business Intelligence, é possível reunir grande quantidade de dados e usá-los da forma mais adequada possível. Veja a seguir 5 dicas de como adotar o BI de forma correta.

Quem é o profissional de Business Intelligence?

O analista  é o profissional responsável por transformar dados coletados em coisas inteligíveis que beneficiam as empresas, com o auxílio de softwares e ferramentas de inteligência artificial. É muito importante que este profissional tenha conhecimento e interesse pelas áreas de tecnologia e negócios e esteja por dentro das atualizações que surgem nesses ramos.

Pode-se descrever o perfil deste profissional como pertencente às áreas de tecnologia e negócios. Além de analisar dados e transformá-los em benefícios para a empresa, este profissional também auxilia a empresa a bolar estratégias de expansão e crescimento do negócio com base nos dados coletados. 

O analista de BI ainda reúne informações das empresas concorrentes e define estratégias que possam se destacar e se diferenciar das demais, focado inclusive no aumento do faturamento do negócio no qual está trabalhando. Saiba como se desenvolver na carreira de Business Intelligence e se destacar no mercado de trabalho.

Como se desenvolver na carreira de Business Intelligence: dicas importantes

Com o avanço da tecnologia e a concorrência sempre aumentando no mundo dos negócios, muitas empresas buscam prestadores de serviços na área de BI. Veja a seguir algumas dicas de como se desenvolver na carreira de Business Intelligence.

Faça um bom curso de Analista de BI

Você pode se especializar através de cursos oferecidos de Analista. Certifique-se de estar escolhendo uma instituição séria, comprometida em oferecer uma formação de qualidade que abranja todos os pontos indispensáveis na atuação como Analista de Business Intelligence. Você pode também fazer algum dos treinamentos da Green Tecnologia, que certamente te auxiliarão a estar por dentro de assuntos relevantes para seu bom desempenho.

Esteja atento às mudanças

O analista de BI precisa estar sempre de olho nas mudanças que surgem no mundo dos negócios e da tecnologia, pois diariamente surgem mudanças e atualizações, e elas podem ser decisivas na hora de desenvolver um trabalho de qualidade onde estiver atuando.

Possuir interesse em várias áreas do saber

Um bom analista precisa ter interesse em várias áreas de conhecimento para desenvolver um bom trabalho, algumas delas são: conhecimento técnico e administrativo voltado para os negócios, interesse em contabilidade e finanças, visão ampla em processos empresariais, gestão de negócios, ter facilidade em aplicar seus conhecimentos teóricos à prática no dia a dia, saber trabalhar utilizando ferramentas de tecnologia, entre outros pontos relacionados à inteligência de negócios.

Se você tem interesse em como se desenvolver na carreira de Business Intelligence, siga nossas dicas e comece hoje mesmo a se especializar nessa área que tem crescido de forma significativa atualmente.

Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui