Cadastro Único: como emitir comprovante de inscrição?

O Cadastro Único foi criado pelo governo federal como uma forma de centralizar informações socioeconômicas da população brasileira.

Dessa forma, é possível que o Estado consiga elaborar estratégias para a distribuição de renda entre os mais pobres através dos impostos cobrados na compra de produtos, prestação de serviços e outros aspectos. Os impostos também são cobrados em investimentos dos grupos de renda média e alta, chegando a 22% do valor de rendimento. 

Muitas vezes, para participar de programas sociais, como é o caso do auxílio emergencial que paga entre R$ 150 e R$ 375 para a população brasileira e também do Bolsa Família que teria reajustes superiores a 50% no mês de novembro de 2021. O processo de confirmação de inscrição é bastante simples:

  • Acesse o site do Cadastro Único através deste link: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/. 
  • Preencha dados como seu nome, nome da mãe, data de nascimento e depois a cidade que mora junto ao estado. 
  • Por fim, clique no botão azul escrito “emitir certificado”. Depois disso, você pode ter acesso a todos os seus dados e também ao número do NIS.

Não consigo alterar os dados do Cadastro Único: e agora?

O Ministério da Cidadania está bloqueando o acesso de edição dos dados do Cadastro Único dos beneficiários por até 120 dias. A medida entrou em vigor no dia 07 de outubro porque o ministro Barros argumenta que está havendo um excesso de informações e solicitações de inscrição.

Dessa forma, teriam que controlar essa entrada antes de permitir outras. Então, pode acontecer das edições ficarem indisponíveis até o mês de janeiro de 2022. No entanto, vale ressaltar que isso não impede o cidadão de se inscrever em benefícios sociais que forem lançados em escala federal ou municipal.

Acompanhe OTrabalhador  para saber mais sobre programas sociais e benefícios do governo federal para a população. 

Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui