Certificado digital MEI: o que é e importância dele

O certificado digital para MEI, microempreendedor individual, serve como uma garantia para a emissão de notas fiscais. Em suma, é uma forma de mostrar que é o empreendedor e dono da empresa que está assinando de forma segura. Para fazer o seu, é necessário antes de tudo ter em mãos uma carteira de motorista e a comprovação de microempresa individual. 

Através do Serasa Experian, é possível fazer o certificado digital pagando na faixa de R$ 240 por ano para a versão A1, que se trata de um software que é baixado no seu computador. Em algumas cidades não é necessário contar com ele, mas é um requisito para a maioria delas para que consiga emitir notas fiscais. 

A emissão de notas não é obrigatória para quem é MEI. No entanto, quando o empreendedor realiza serviços ou vende para outra marca que conta com CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, é necessário fazer a emissão. Consegue-se emitir através do próprio sistema da prefeitura ou então, por algum software desenvolvido pelo estado. 

Certificado digital gratuito?

Não é possível dizer de forma concreta se existem certificados digitais que sejam totalmente gratuitos. No entanto, é possível economizar no momento de realizar um pagamento ao usar cupons de desconto. No momento de fazer a criação do certificado digital, é necessário que o empreendedor tenha consigo: 

  • Cartão do CNPJ impresso com o máximo de 3 meses, documento que mostra a autenticidade digital como a certidão simplificada, documentos como certificado MEI, também chamado como CCMEI. 

Posso pedir a ajuda de um contador?

- Continua Depois da Publicidade -

Um contador pode ajudar o microempreendedor individual a fazer a emissão de notas fiscais. No entanto, cada vez que isso acontece é necessário que o mesmo pague um valor para o profissional. Neste caso, seria mais viável aprender a como fazer o processo da forma correta e economizar. 

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui