Como deve ser o atestado para solicitar auxílio-doença no Meu INSS?

O INSS informou que não há mais a necessidade de ir presencialmente para realizar a perícia para ter direito ao benefício de auxílio-doença (que também pode ser solicitado por desempregados que estão recebendo o seguro-desemprego). 

Dessa forma, basta que o beneficiário tenha em mãos um smartphone com câmera e o atestado fornecido pelo médico. 

Vá até a Play Store e baixe o app, faça seu cadastro e vá até a aba de auxílio doença. Vale ressaltar, entretanto, que essa possibilidade deve durar até o dia 31 de dezembro devido ao aumento dos casos da Covid-19. 

Consequentemente, assim que o coronavírus diminuir o ritmo e o país voltar à normalidade, as consultas deverão voltar para os agendamentos presenciais. 

- Continua Depois da Publicidade -

O auxílio-doença do INSS deve durar até 90 dias, praticamente 3 meses, e não irá permitir que os usuários peçam uma prorrogação. 

Como deve ser o atestado?

Existem alguns requisitos para que o atestado seja aceito no app do MEU INSS, são eles:

  • letra legível e de fácil compreensão;
  • o profissional da saúde deve ter assinado o documento para provar que é verídico;
  • conter o CID ou as informações sobre a doença;
  • Informar quanto tempo o paciente terá que permanecer em repouso para ter melhoras. 

Tudo digital no INSS e apps do governo

O presidente Bolsonaro afirmou que pretende criar um aplicativo para que a solicitação do Bolsa Família seja feita online. Dessa forma, haverá mais praticidade e economia de tempo. Entretanto, não disse quando o projeto entrará em vigor e quando deve ser lançado. 

Além disso, neste ano houve uma outra novidade para o meio digital que é a possibilidade dos indivíduos utilizarem o PIX dentro do Caixa TEM. 

- Continua Depois da Publicidade -

O PIX foi lançado há pouco mais de 6 meses e permite as transferências instantâneas e em tempo real, independente do horário e do dia. O Banco Central, que criou o dispositivo, argumenta que pelo menos um terço de todos os brasileiros já utilizaram uma chave PIX e que esse sistema ocupa 51% de todas as transações no Brasil. 

Em pouco mais de seis meses, movimentou-se mais de R$ 3 trilhões com ele. 

Vem sendo uma grande ajuda para todos aqueles que possuem um MEI, por exemplo, Dessa forma, todos os pagamentos são práticos e se poupa tempo para o pagamento dos serviços contratados. 

O app do MEU INSS também é digital e permite a solicitação de vários benefícios fornecidos pelo governo, além da aposentadoria. Outro ponto positivo de utilizar ele é a possibilidade de acompanhar quanto tempo falta para se aposentar, quais foram os valores de contribuição e muito mais. 

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais: 

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui