Como economizar nas compras de final de ano?

O mercado financeiro já prevê o final de ano com a inflação na faixa de 10,1% no acumulado dos últimos doze meses. No entanto, os dados oficiais de dezembro serão liberados somente em janeiro.  Sabe-se, contudo, que a inflação acumulada no Brasil estava em 10,67% até outubro, sendo o setor de construção civil o mais prejudicado. Deste modo, saber como lidar com os aumentos de preços e estagnação dos salários é essencial, principalmente durante as compras de final de ano. 

Como economizar nas compras de final de ano?

O primeiro passo é entender que não são todos os parentes que precisam receber presentes caros, alguns sequer precisam ganhar. Por isso, selecione com antecedência o que deseja dar para cada pessoa e o valor máximo que pretende gastar. O ideal é uma faixa de até R$ 50 para cada um.

Se não estiver com dinheiro sobrando ou contar apenas com suas férias ou décimo, é melhor nem mesmo comprar presente: muitos se esquecem que, enquanto o salário de dezembro acaba vindo bastante recheado, em janeiro vem muito menor que nos outros meses, principalmente se o indivíduo precisou pegar férias. 

Então, ao parcelar o valor dos presentes ou gastar todo o salário de dezembro para os pagar, pode te complicar quando chegar em janeiro e ter contas que realmente são importantes para pagar, principalmente se forem financiamentos de casas ou empréstimos. 

Listagem é essencial

Criar uma lista do que precisa para a casa é uma forma de evitar que gaste acima do que realmente é necessário. Por isso, é ideal que você determine somente o que está faltando comprar e que é importante. Ter compras acima do que pode consumir ocasiona no estrago dos produtos, logo, há perda de dinheiro de modo indireto. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui