Como fazer a Consulta de benefício da Previdência Social do INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social, meu INSS, oferece diversos benefícios para trabalhadores formais com carteira assinada ou autônomos que realizam seu recolhimento assiduamente. 

Dessa forma, seja para o cidadão aposentado, pensionista, ou beneficiário da previdência social a partir de qualquer outra categoria, conta com o recebimento de uma carta de concessão do benefício que é encaminhada para o seu endereço. 

Nesse documento o usuário conta com um número de identificação que auxilia que os beneficiários possam consultar seus benefícios através do contato telefônico, aplicativo meu INSS ou portal online. 

Porém, esse processo de consulta pode gerar algumas dúvidas nos cidadãos que contam com solicitação de benefício no programa da previdência social. Além disso, na dificuldade mediante recebimento da carta com código de acesso, algumas pessoas ficam sem saber como proceder. 

- Continua Depois da Publicidade -

Por isso, continue lendo e descubra como consultar o meu INSS através do número de CPF, aplicativo, portal online e outras maneiras de contato. Confira!

Acessar meu INSS com CPF – Resposta de solicitação 

Ao verificar a solicitação no portal meu INSS o cidadão pode se deparar com três categorias de resposta. Dessa forma, cada uma delas conta com um significado diferente. Identifique o que cada uma significa a seguir. 

Uma das respostas para a solicitação de benefício na previdência social e, a primeira que geralmente os usuários do portal se deparam, é a resposta “Habilitado”. Ela significa que o pedido está em processo de análise e o cidadão deve aguardar um pouco mais. 

Outra resposta que pode conter na consulta do meu INSS e a mais satisfatória para os cidadãos é a “Deferido”. Isso porque essa palavra significa que o pedido foi aprovado e será concedido para o beneficiário. 

- Continua Depois da Publicidade -

A terceira opção de resposta de solicitação dos benefícios na previdência social é a “Indeferido”. Isso significa que o cidadão não conseguiu a concessão e seu pedido foi negado.

Outros extratos no Meu INSS

O extrato de pagamentos do benefício do meu INSS não é o único que fica à disposição de acesso através do portal ou aplicativo para dispositivos móveis. Dessa forma, é possível ainda analisar outros documentos. 

Por isso, caso o usuário não seja beneficiário, mas queira verificar o extrato de imposto de renda ou de contribuição do CNIS, ele poderá verificar através do portal e aplicativo também. 

Para isso, basta seguir os mesmos passos de acesso com login e senha, ir até o meu e encontrar a opção de “Extrato IR” para imposto de renda, ou “Extrato de contribuição CNIS” para ter acesso às contribuições do trabalhador.

Atualização de dados

- Continua Depois da Publicidade -

Além disso, para evitar transtornos futuros, é importante manter os dados atualizados sempre que possível. Principalmente informações como telefone de contato ou endereço eletrônico. 

Isso porque, em casos de perda de senha, as opções de código de verificação mais escolhidas são e-mail ou sms para o celular cadastrado. Dessa forma, se esses dados mudarem, mas não forem atualizados, o usuário poderá ter dificuldades em definir seu acesso. 

Para atualizar qualquer dado no meu INSS basta realizar login no portal online, clicar em “Meu Cadastro” no menu diagonal na parte superior da tela no canto esquerdo. Em seguida, o cidadão pode identificar os dados de contato e clicar em “editar”. 

Dessa forma será possível incluir novo número de celular, alterar endereço de e-mail ou endereço residencial para recebimento de futuras notificações via correios. 

 
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui