Como proceder em caso de acidente em um hotel?

É claro que nenhuma pessoa vai sair para viajar ou reservar um quarto de hotel, por qualquer motivo que seja, esperando que algum problema sério ocorra com a sua integridade física. Mas, a vida sendo como ela é (cheia de imprevistos), a precaução contra acidentes sempre é importante de ser, ao menos, conhecida de uma maneira geral pelas pessoas. Por isso, é fundamental que todos saibam, mesmo que de uma maneira mais básica, como proceder em caso de acidente em um hotel. 

Por isso, no artigo de hoje, iremos analisar algumas situações que podem ocorrer com as pessoas que vão, ou estão, hospedadas em um hotel em Poços de Caldas ou em qualquer outro lugar. 

O que pode acontecer com uma pessoa em um hotel?

A verdade é que, muitas situações desagradáveis podem acontecer com uma pessoa que está indo para um hotel, ou até mesmo que já esteja hospedada em um hotel, por isso, é importante que ela saiba como proceder em caso de acidente em um hotel. Para ajudar na melhor análise da situação em geral, iremos analisar alguns casos nos tópicos a seguir.

Atropelamento no estacionamento do hotel 

De um modo geral, o hotel sempre é responsável pelo o que acontece nas suas dependências. Os hotéis, tem a seu favor, o poder de definir quais regras internas de conduta ele irá aceitar. Dado isso, o código civil é muito claro quando diz que os hotéis são responsabilizados por quaisquer prejuízos causados pelos seus hóspedes, a outros hóspedes ou mesmo outras pessoas. 

Então, se uma pessoa foi atropelada por outro hóspede no estacionamento do hotel, o estabelecimento tem sim, responsabilidade pelo que está ocorrendo, mesmo que não tenha nenhuma culpa direta no, como o próprio nome já diz, acidente. 

Brigas nas dependências do hotel 

É bem difícil imaginar que uma pessoa queira sair de casa para arrumar uma briga dentro de um hotel, mas, não é impossível que isso ocorra. Diversos hotéis contam com bares que disponibilizam bebidas alcoólicas para os seus clientes, fazendo com que a chance de uma briga no interior do estabelecimento, possa mesmo ocorrer. Se a briga ocorrer, seja por bebida alcoólica ou por qualquer outro motivo, a responsabilidade também é do hotel. Mesmo que de maneira direta, ele não tenha nenhuma culpa da motivação de uma briga entre hóspedes. Na verdade, a sua responsabilidade é mais objetiva, que se dá pelo próprio ramo de atuação e pela vulnerabilidade dos clientes. 

Acidente de carro à caminho do hotel 

Nesse caso, a pessoa pode ligar para o hotel e explicar o ocorrido para ter perdido a sua reserva. Em alguns casos, o hotel pode marcar uma diária em um outro dia para a pessoa, mas tudo depende da situação e também da política de cancelamento da diária e taxas do hotel. 

Mas afinal, como proceder em caso de acidente em um hotel?

Mesmo que seja por um dos motivos acima, ou por qualquer tipo de acidente ocorrido nas dependências do hotel, a primeira dica que damos por aqui sobre como proceder em caso de acidente em um hotel é: que a pessoa deve conversar primeiramente com a gerência do estabelecimento. 

A gerência é treinada para resolver qualquer situação que ocorra dentro do estabelecimento, por isso, deve ser a primeira a ser consultada. 

Em caso de acidente, o hotel deve disponibilizar todo o suporte, garantindo a integridade física dos seus hóspedes ou mesmo de terceiros. Esse cuidado e atenção por parte do hotel é muito importante.

Mas, um ponto que deve ser bem analisado, é que nem tudo é culpa do hotel, e por isso, o senso de empatia deve estar presente em todos os envolvidos na hora de pensar em como proceder em caso de acidente em um hotel.

Se, por algum acaso, o cliente se sentir ofendido ou negligenciado pela gerência do hotel, ele deve se munir de provas, e procurar um advogado em busca de entender claramente os seus direitos.

Quando falamos em seu munir de provas, é importante que a pessoa tenha testemunhas, vídeos e até mesmo áudios gravados da situação ocorrida, em que se sentiu negligenciada pelo hotel.

Considerações finais – a busca pela solução

Em todos os casos de acidentes que possam ocorrer nas dependências do hotel, o mais importante é que as pessoas envolvidas no acidente, tenham empatia, humanidade e calma, para que a situação seja resolvida da melhor maneira possível o quanto antes. 

De modo geral, as grandes redes de hotéis já têm normas preestabelecidas de como proceder em caso de acidente em um hotel. Já os hotéis menores e com menos estrutura, podem ficar mais perdidos sobre como proceder nas diferentes situações que possam ocorrer. Por isso que, a calma e a busca pela orientação correta de um profissional qualificado são muito necessárias para que sejam esclarecidas as melhores maneiras de como proceder em caso de acidente.

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui