Como saber se já posso me aposentar pelo INSS?

Com as mudanças de idade e contribuição para a aposentadoria, saber quando será possível se aposentar ficou ainda mais complicado. Agora, é necessário que as mulheres tenham ao menos 62 anos enquanto os homens tenham 65. Ao chegar na idade mínima, é possível que o cidadão pague o que falta no quesito de contribuição de apenas uma vez. 

  • Para saber quanto tempo falta para ter acesso ao benefício, é necessário acessar o aplicativo criado pelo governo federal chamado MEU INSS. 
  • Crie um login no GOV com seu CPF, e-mail e senha para que seja possível acessar. 
  • Depois disso, clique em “extrato de contribuições” para saber quanto tempo falta, quais são as empresas que trabalhou e contribuíram ao INSS e muito mais. 
  • O processo de análise é totalmente gratuito. O app do MEU INSS pode ser baixado através da Play Store e também pelo site https://meu.inss.gov.br/. 

Posso pagar todo o INSS de uma vez e me aposentar?

Uma dúvida muito comum dos usuários é: será que é possível pagar todo o valor do INSS de uma vez para ter direito à aposentadoria? A resposta é NÃO! Para que consiga se aposentar, é necessário levar outros aspectos além da contribuição, como é o caso da idade. Com as novas regras, é necessário que a mulher tenha ao menos 62 anos e o homem tenha cerca de 65 anos. 

  • Durante o PT, Partido dos Trabalhadores, os cidadão tinham direito à aposentadoria após completarem na faixa de 40 anos. 
  • Grupos de pessoas que trabalham com a política brasileira, como é o caso do Presidente Bolsonaro, conseguiram se aposentar na faixa dos 30 anos de idade e continuam atuando recebendo dois salários. 

Por fim, vale ressaltar que a contribuição para o INSS no ano de 2022 pode mudar após as alterações do salário mínimo que vai para cerca de R$ 1169 em vez de R$ 1100. 

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui