Corpus Christi é feriado nacional? Foi antecipado?

O Corpus Christi  é um feriado nacional e religioso que acontece no dia 03 de junho. Entretanto, muitas pessoas não sabem se ele foi ou não antecipado. 

Isso depende muito da empresa em que se trabalha. Ou seja, a empresa pode ter antecipado o feriado durante a pandemia e ter dado uma folga paga aos trabalhadores como também pode ter deixado para o próprio dia 03 de junho. 

João Luiz, um trabalhador de Brusque, que prefere não manifestar o nome da empresa, afirma que a indústria de tinturaria está bastante fraca e que receberam a folga com antecedência porque não tinham trabalho. 

Dessa forma, no próximo feriado, que é Corpus Christi, devem trabalhar normalmente visto que “folgaram”. De acordo com ele, é muito comum que as empresas antecipem os feriados, principalmente quando não se tem projetos e trabalho para os trabalhadores e colaboradores. 

- Continua Depois da Publicidade -

“Eu sempre trabalho nos sábados. Contudo, fiquei vários finais de semana em casa e agora tenho que repor nos feriados. Foi um acordo criado entre a empresa e os colaboradores devido a falta de movimento”, disse ele em entrevista com OTrabalhador. 

“Entretanto, isso depende muito… tem empresa que paga como hora extra de 100% em cima do valor diário. Então, se você recebe R$ 70 no dia, vai receber R$ 140. Outras, dão folgas e assim vai, depende do acordo. É melhor ver com a empresa o que foi definido porque muda”, continua ele. 

Ponto facultativo e Corpus Christi 

Vale ressaltar, além disso, que as empresas não são obrigadas a levar em consideração o feriado e que ele é visto como um ponto facultativo. Então, pode acontecer do trabalhador ter que trabalhar normalmente sem receber hora extra ou outros benefícios. A decisão foi tomada pelo Ministério da Economia que é liderado, atualmente, por Paulo Guedes. 

A recomendação da pasta é que os órgãos federais sigam o feriado de Corpus Christi. 

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui