Dicas para abrir um MEI e ter renda extra durante a pandemia

Existem muitas formas de ganhar uma renda extra de forma autônoma, e uma delas é criar um MEI. Mas, como fazer isso? Como começar?

Com toda a burocracia, é necessário muitas vezes pedir a ajuda de especialistas, como é o caso dos contadores para o pagamento dos impostos. No entanto, ter uma microempresa é mais fácil do que parece. 

A única obrigação é realizar o pagamento do DAS que pode ser retirado no site da Fazenda com a criação de uma senha e chave. Ele custa, atualmente, na faixa de R$ 60 e já conta com o benefício do INSS e também com os impostos. 

Em abril e maio, há a declaração do faturamento anual em que o MEI deve mostrar quais foram as entradas e saídas da empresa. Neste ano, o último dia para fazer a declaração é 31 de maio e, se não for realizada no prazo, o microempresário pode pagar multas. 

Mas, como começar a trabalhar como MEI?

- Continua Depois da Publicidade -

As prefeituras abrem o CNPJ gratuitamente e passam todo o processo a ser realizado. Dependendo da atividade, será necessário pagar pelo Alvará e, em algumas delas, não é preciso. 

Antes de visitar a prefeitura, leve consigo alguns papéis importantes como a carteira de identidade, nome da empresa,  comprovação de pagamento do IPTU (é necessário estar em dia e estar em área urbana) e comprovante de residência. 

Antes mesmo de cuidar das partes burocráticas, é necessário pensar em realizar uma pesquisa de mercado. Dessa forma, saberá exatamente quais são os locais para vender, como criar estratégia de marketing e outros fatores importantes para divulgar a marca.

Não adianta, por exemplo, criar um CNPJ e somente depois pesquisar o mercado e concorrentes. Abra o MEI somente quando tudo estiver acertado. 

- Continua Depois da Publicidade -

Outra dica é criar as redes sociais visto que elas são muito importantes para o processo de divulgação. É com elas que muitas pessoas encontram os serviços e as empresas. 

Leia mais: Último mês para enviar declaração do MEI; veja passo a passo para fazer

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui