Dicas para ME: aprenda a administrar a sua empresa

As melhores dicas para ME (Microempresas) certamente serão aquelas que possam ajudá-las a, de alguma maneira, manterem-se firmes em um dos segmentos mais cercados por controvérsias nesse não menos controverso séc. XXI.

Isso porque, de acordo com dados do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgados em agosto de 2019, 6 entre 10 empresas fecham as portas em não mais do que 5 anos no Brasil. E dentre as razões para essa triste realidade está o pouco incentivo que é dado ao microempresário aqui no país, além de uma burocracia que acaba colocando-os em situações das mais inusitadas ao longo das suas trajetórias.

O resultado disso é que nem sequer 22% das MEs brasileiras conseguem ultrapassar 1 ano de existência; e as que resistem na verdade se arrastam por um tempo um pouco maior, até que também sucumbam, deixando para não mais do que 3% ou 4% a façanha de conseguirem deixar para os seus filhos os resultados desse sonho.

Dicas para ME

E dentre as principais recomendações para os que desejam manterem-se firmes nesse mercado, destacamos:

1. A disciplina

- Continua Depois da Publicidade -

Essa é a dica nº1 para quem pretende empreender com sucesso. Todo empreendedor precisa ter em mente a necessidade de manterem-se extremamente disciplinados caso queiram realmente enveredar-se por um universo cuja palavra de ordem é “Competitividade”.

E é justamente por isso que os produtos e serviços que são facilmente encontrados e estão sempre à disposição dos clientes conseguem permanecer firmes no mercado.

2. Obsessão em manter-se atualizado.

Entre as dicas para ME, entre as que são consideradas as mais certeiras, está também a necessidade de manterem-se sempre atualizadas, como uma questão de sobrevivência no atual cenário global de interatividade.

E manter-se atualizada significa, entre outras coisas, atentar para o surgimento de novas tecnologias, aplicativos, ferramentas, além de serem capazes de antecipar-se às necessidades que os seus potenciais clientes nem sequer sabem que possuem.

3. Colaborador satisfeito é a alma do negócio!

- Continua Depois da Publicidade -

O velho e tão surrado mantra “o cliente é a alma do negócio” já requer uma certa atualização em tempos de interatividade e competitividade.

É importante não esquecer que o principal responsável por manter aquele sorriso no rosto do cliente é o seu funcionário.

Portanto, e para finalizar, saiba que colaborador feliz + produto de qualidade = cliente fidelizado.

Esse artigo foi útil? Deixe a resposta na forma de um comentário, logo abaixo.

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Vivaldo Pereirahttps://otrabalhador.com/
Poeta e ensaísta, um autodidata, com 3 livros publicados, participação em uma antologia poética, certificação em produção de conteúdo para web e copywriting pela plataforma Rock Content, além de muito amor e respeito pela arte de escrever

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui