Direitos do trabalhador no INSS para infectados com covid-19

O INSS oferece alguns direitos do trabalhador exclusivos para quem se infectou com Covid-19 e teve de se afastar das atividades presenciais por pelo menos 15 dias. Nesse caso, o nome do benefício é auxílio doença que está previsto em lei pelo INSS. Segundo a Secretaria de Previdência e Trabalho, trabalhadores que se infectaram com Covid-19, passaram a ter o direito ao benefício, devido a incapacidade de trabalhar temporária.

O nome do benefício de auxílio doença, se tornou um dos direitos do trabalhador em tempos de pandemia para o vírus, e de acordo com os especialistas, quem se infectou com o coronavírus, não deve trabalhar, tanto para se cuidar com relação aos sintomas e também para evitar o contágio dos demais funcionários.

Auxílio doença como um dos direitos do trabalhador

Relatos de trabalhadores que se infectaram com a doença, e tiveram sintomas sendo eles sintomas leves ou não, passaram a ter o direito do auxílio doença, que eram pagos depois do 16º dia, que se encontravam afastados. É importante ressaltar que o INSS exige uma perícia médica na maioria dos casos, e durante os primeiros quinze dias de afastamento, a empresa é responsável por continuar pagando o salário do funcionário.

Leia mais: Lei sobre afastamento de grávidas de atividades presenciais gera dúvidas

- Continua Depois da Publicidade -

Outro ponto importante para ressaltar sobre os direitos do trabalhador, é para receber esse tipo de benefício, assim como alguns outros, ele precisa trabalhar de forma legalizada, ou seja, registrado. Com isso, o afastamento é documentado com laudo médico, CID, o tempo do afastamento e assim que confirmado o quadro clínico pelo médico, o pedido pode ser dado entrada junto ao INSS para conseguir o auxílio. Quem não possui carteira assinada, e se infectar com o vírus, deve se afastar das atividades por pelo menos 15 dias e também pode solicitar o auxílio doença, desde que tenha contribuído por 12 meses no mínimo para o INSS.

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Susan Nogarthttps://otrabalhador.com
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui