Divórcio: veja documentos necessários para dar entrada

E então, o casamento não tem mais a mesma liga que antes e o casal começa a pensar em divórcio. Mas, quais são os documentos necessários que é importante ter em mãos antes de ir em busca de um advogado?

Neste artigo, o OTrabalhador preparou um guia completo para aqueles que estão com algumas dúvidas em relação a esse assunto. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre.

Documentos necessários

Os documentos necessários são: cópia dos principais documentos do casal, como RG e CPF e também a certidão de casamento atualizada dos últimos 90 dias. Além disso, é importante ter em mãos o comprovante de IPTU e a atualização de imóveis e móveis que o casal possui em conjunto para a separação dos bens.

Se houver, também é necessário que haja a emissão da nota fiscal dos imóveis caso tenha visto que ajuda na separação ao mostrar quem pagou o produto,

- Continua Depois da Publicidade -

O casal também deve trazer consigo o comprovante de imposto de renda e o extrato do imóvel financiado, caso tenham algum.

Separação de bens no divórcio

A maioria dos casamentos envolve a separação total de bens. Ou seja, cada um dos membros fica com o que já tinha antes da união e é dividido apenas o que foi conquistado posteriormente. Supondo, então, que y tenha uma casa antes de casar-se com x enquanto x não tinha nada. Somente y terá o direito de ficar com aquela casa.

União estável

Ocorre também a possibilidade do casal estar em uma união estável em vez do casamento. Neste caso, não é preciso documentação e basta que os dois dividam os bens: somente perante a dificuldade de divisão que a justiça deve ser acionada para colaborar na agilidade. A união estável é como se fosse um casamento sem a confirmação do estado.

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui