E-social doméstico: O que é e como acessar?

O e-social doméstico é um sistema de escrituração digital, criado para ser uma ferramenta de cumprimento de obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias.

O projeto é uma iniciativa do governo federal, instituído sob o Decreto nº8.373/2014, em vigor desde 2018, e com o objetivo de compor um banco de dados com informações relativas às necessidades trabalhistas, tributárias e previdenciárias dos trabalhadores desse segmento.

Os dados do e-social doméstico permanecem guardados no Ambiente Nacional Virtual, de onde o governo poderá extrair informações para apurar tributos, definir determinados encargos sociais, conceder aposentadorias, distribuir benefícios, entre outras obrigações relativas a essa relação patrão x empregado.

Mas como acessar o e-social?

Desde o dia 31 de março de 2021 já não é mais possível acessar o e-social de forma direta por meio de um certificado digital. A partir do dia 1º de abril de 2021 esse acesso com o certificado passou a depender de um prévio cadastro, seguido da criação de um “selo de confiabilidade” no site https://acesso.gov.br/.

- Continua Depois da Publicidade -

Lembrando que tal procedimento não afeta as Procurações Eletrônicas, bastando apenas e tão somente fazer login em www.gov.br de posse do seu certificado digital e do selo de confiabilidade.

Após esse registro, toda vez que você entrar no site será enviado para um portal onde terá acesso ao seu e-social, além de outras ferramentas relacionadas ao cadastro.

E então, tem mais alguma dúvida sobre o E-social doméstico? Comente aqui com a gente e também tente ajudar a outros leitores que tiveram questões.

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de todas as notícias do OTrabalhador e saiba todos os seus direitos de trabalho e de programas sociais. Temos um Facebook e também uma conta do Instagram.

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais:

Saldo extra do FGTS: Veja como solicitar

Auxílio emergencial pode ser prorrogado de acordo com Senado

Auxílio Emergencial: devolução já soma quase R$ 5 bilhões

- Continua Depois da Publicidade -

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Vivaldo Pereirahttps://otrabalhador.com/
Poeta e ensaísta, um autodidata, com 3 livros publicados, participação em uma antologia poética, certificação em produção de conteúdo para web e copywriting pela plataforma Rock Content, além de muito amor e respeito pela arte de escrever

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui